Sociedade

Camponeses no Mungo recebem meios agrícolas

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

Um total de 4.870 famílias camponesas no município do Mungo, província do Huambo, vão beneficiar, nos próximos dias, de meios agrícolas, no quadro do programa de combate à pobreza, de maneira a mitigar os prejuízos provocados pela estiagem, que se regista na região há mais de três meses, segundo o director municipal da Agricultura e Pescas.

08/03/2021  Última atualização 13H54
© Fotografia por: DR
Arlindo Soares adiantou que a administração está a mobilizar os recursos financeiros para aquisição de insumos agrícolas, adubo e sementes de hortícolas, para serem entregues aos camponeses, para, na presente época agrícola, considerada de "perdida”, atenuar o impacto negativo dos prejuízos que tiveram, apostando no cultivo em zonas baixas e no uso de sementes resistentes à seca.

O apoio da Administração Municipal, disse, será, igualmente, em enxadas, catanas, insecticidas, pulverizadores e outros meios.
Aconselhou as famílias a optarem pela criação de animais de pequeno porte, para acudir situações de emergência.
Isaac Katchekele, residente no município do Mungo, lamentou os actuais preços dos principais produtos agrícolas, considerando estarem "muito elevados, devido à escassez de chuva”.      
O feijão, exemplificou, antes comercializado a 500 kwanzas, hoje custa 900 kwanzas, enquanto a fuba de milho saiu de 100 kwanzas para 300 kwanzas. "As hortícolas estão com preços descontrolados”, ressaltou.
A contenção de despesas é a recomendação que o mesmo deixa às famílias, aplicando os recursos disponíveis em coisas essenciais, para, justificou, "não enfrentarem penúria alimentar”, nos próximos meses.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade