Economia

Camponeses beneficiam de assistência técnica

António Eugénio

Jornalista

Cerca de 300 camponeses do município de Nambuangongo, na província do Bengo, beneficiaram de assistência técnica gratuita, disponibilizada pela empresa Agrosystems, desde o início da campanha agrícola 2021/2022.

11/08/2022  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR

Segundo o director-geral da empresa, Sérgio Korytowski,  o projecto contempla a formação em áreas ligadas às novas tecnologias, aplicação de doses correctas de insecticidas e fungicidas (medicamentos), com vista a melhorar a produção interna.

O projecto, disse, vai estender-se também para a província do Cuanza-Sul, a partir da próxima campanha, que inicia no  próximo mês.

A fonte indica que, a AgroSystems, na qualidade de distribuidor exclusivo para Angola, do fabricante Russo Joint Stock Company, ligado a produtos para o uso e defesa contra pragas tem disponível insecticidas, herbicidas e fungicidas para apoiar os produtores.

Nos últimos anos, por exemplo, em Angola, a praga denominada "Tuta absoluta" tem causado aos agricultores prejuízos na cultura do tomate.

A firma tem disponível insecticidas eficazes para combater doenças como a "mosca branca" e ácaros.

Sérgio Korytowskia avançou que existe, igualmente, produtos para a defesa de doenças contra a batata-rena, milho, hortícolas, arroz, soja e amendoim.

Comercializa insumos para defender e prevenir doenças da banana, ananás (abacaxi) e citrinos. O director-geral adiantou que a empresa tem em carteira a execução, a curto prazo, de um projecto que visa o fabrico de insumos, a partir da China, resultante de um estudo que abrangeu as características dos solos de Angola.

A parceria será feita com um grupo empresarial chinês que consta da lista dos 100 maiores fabricantes de insumos.

Qualidade

O empresário agro-pecuário Fernando Bavila reconheceu também a qualidade dos insumos da AgroSystems, tendo destacado que foi com o re-curso aos mesmos que salvou a produção de feijão.

"A qualidade dos insecticidas, fungicidas, é boa. Salvei a minha produção de feijão que seria toda devorada por uma praga", disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia