Desporto

Campeão avalia estudantes proibido de perder pontos

Honorato Silva

Jornalista

Em situação por definir nas Afrotaças, depois de não ter jogado domingo frente ao Namungo FC da Tanzânia, por decisão das autoridades sanitárias do país, o 1º de Agosto procura diante da Académica do Lobito, hoje às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, superar o impacto da derrota (2-3), na recepção ao FC Bravos do Maquis.

17/02/2021  Última atualização 08H55
Em situação por definir nas Afrotaças, militares querem regressar aos triunfos no Girabola © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
A entrada em cena do detentor do título do Girabola, na 11ª jornada, acontece num ambiente de dúvidas quanto à competência futebolística da equipa moldada pelo português Paulo Duarte, contrariamente ao estatuto de favorito ostentado na recepção aos maquisardes às ordens de Zeca Amaral, face ao triunfo (1-0) sobre o arqui-rival Petro de Luanda, após 30 dias sem competir, no rescaldo da quarentena institucional a que foi submetida.  

O tombo com estrondo diante da formação do Moxico fez soar os alarmes no balneário dos militares do Rio Seco, que deixaram de ter margem para esbanjar pontos, caso queiram atingir o comando da tabela classificativa, no final da maratona de jogos em atraso. O revés caseiro desaconselha a adopção de uma perspectiva sobranceira no lançamento das perspectivas de desfecho frente aos estudantes lobitangas, adversário modesto nas posses, mas gigante na ambição competitiva.
 
Os golos sofridos a papel químico, na última partida, fizeram cair a imagem de fortaleza intransponível da estrutura defensiva dos rubro e negros,  comandada pelo experiente Bobó, que na ausência do "capitão” Dani Massunguna faz parelha com o promissor Bonifácio. O regresso aos treinos incidiu em grande medida na melhoria do posicionamento em reacção à perda da bola no processo de ataque.  

Jogadores e equipa técnica analisaram, de forma exaustiva, os lances dos golos marcados pelo Bravos do Maquis. A descompensação dos corredores laterais e a  abordagem precipitada dos centrais foram as falhas que mais preocupam o plantel, uma vez o histórico do clube na competição, nomeadamente na última década, apontar para a solidez defensiva. 

 
Mudanças na equipa

A alteração do "onze” lançado de início na disputa com os tricolores é outra nota negativa apontada aos tetra-campeões, acusados de se terem colocado em bico de pés, por causa do sucesso no clássico dos clássicos. Incomodada com a presença da equipa no 14º lugar, seis pontos somados em três jogos, a direcção encabeçada por Carlos Hendrick da Silva já anunciou o fim da tolerância para a falta de entrega. 

Ainda sem contar com a liderança de Paulo Duarte, por estar a cumprir o sétimo dos dez dias de quarentena domiciliar, o 1º de Agosto, orientado pelo burquinabe Narcisse Yameogo, encara o desafio focado na conquista dos três pontos, por forma a conservar a almofada pontual favorável em relação à concorrência colocada no topo da tabela. 
 
Destacada na sexta posição, 14 pontos, em nove desafios realizados, a Académica do Lobito, liderada tecnicamente por Águas da Silva, está em Luanda determinada a rejeitar a condição de animadora do desfile do candidato. Os estudantes prometem exigir entrega redobrada aos donos da casa, sob pena de voltarem a ser surpreendidos. 

O apoio financeiro dado aos participantes no campeonato, para fazer face às despesas com transporte, alojamento e alimentação, tem reduzido o fosso existente entre as grandes e pequenas equipas, no contexto da pandemia da Covid-19, um aditivo que leva os estudantes a acreditarem na possibilidade de pontuar fora de portas. 

Nas outras partidas da ronda, o Petro de Luanda conseguiu autorização especial para deixar a quarentena domiciliar e viajar a Cabinda, a fim de defrontar o Sporting local, às 15h00, no Tafe.
Jogam igualmente Recreativo do Libolo – Baixa de Cassanje, Ferrovia do Huambo – Progresso Sambizanga, Cuando Cubango FC – Recreativo da Caála, Santa Rita – Bravos do Maquis, Desportivo da Huíla – Wiliete de Benguela e Interclube – Sagrada Esperança.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto