Sociedade

Campanha prevê imunizar mais de 480 mil pessoas

Kayila Silvina | Kuimba

Jornalista

As autoridades sanitárias da província do Zaire iniciam, a partir de hoje, até 6 de Julho, uma campanha massiva, porta a porta, para vacinar 480.298 pessoas contra a Covid-19, anunciou, ontem, na cidade de Mbanza Kongo, o supervisor provincial da promoção da saúde.

20/05/2022  Última atualização 06H30
Campanha massiva, porta a porta © Fotografia por: Edições Novembro

Andrade Kianzuaku, que falava num encontro denominado "Café de Ideias”, realizado no centro de serviços integrados do departamento da Saúde Pública, assegurou que as condições técnicas, materiais e humanas estão criadas para a campanha.

A província do Zaire, disse, dispõe de 252.643 doses de vacinas da Astrazeneca, Johnson & Johnson, Pfizer, Moderna e Sinopharm para imunização dos adultos durante os 48 dias de campanha, bem como 97.563 doses de vacinas da Pfizer e Moderna, só para adolescentes dos 12 aos 17 anos.

Quanto aos recursos humanos, Andrade Kianzuaku avançou que foram criadas 19 novas equipas de vacinação que vão auxiliar os sete postos de auto–rendimento existentes, perfazendo um total de 867 elementos entre registadores, mobilizadores, supervisores, vigilantes e logísticos.

Das 19 novas equipas de vacinação criadas, o município do Soyo conta seis, Mbanza Kongo com quatro e Kuimba três, ao passo que os municípios do Nóqui, Tomboco e Nzeto possuem, cada um, duas equipas.

Desde Abril de 2021, data do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a nível da província do Zaire, 46.953 cidadãos tomaram a primeira dose de vacina, ao passo que 10.953 utentes receberam a segunda e 115.526 foram imunizados com a dose única da Johnson & Johnson. Um total de 177.190 pessoas não tomou ainda a vacina contra a Covi-19.

 Andrade Kianzuaku informou que equipas moveis de vacinadores vão fazer-se às zonas fronteiriças do Luvo, em Mbanza Kongo, porto do Kimbumba, município do Soyo, e nos postos do Minga, Buela e Luvaka, no Kuimba, no sentido de atender todos os que por lá passarem.

 A província do Zaire tem 594.428 habitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade