Sociedade

Campanha de vacinação começa hoje com uma ampla cobertura nacional

A 13ª edição da Semana Africana de Vacinação e do Plano “Zero-Doses” começa hoje, às 9h00, em Viana, com o acto de lançamento oficial da campanha, a ter lugar no Hospital Mãe Jacinta, em Luanda.

24/04/2023  Última atualização 08H15
Secretário de Estado para a Saúde Pública (no púlpito) fez o anúncio da abertura da Semana Africana de Vacinação © Fotografia por: Edições Novembro

Para o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, a campanha vai permitir reduzir o número de crianças ainda por vacinar com todos os antígenos, incluindo a nova vacina Rotavírus, que passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O objectivo da campanha, adiantou, é elevar o nível de imunidade das crianças e reduzir a morbimortalidade infantil e materna, principalmente nas mulheres em idade fértil, ou nas grávidas, e incentivar o combate contra o tétano neonatal e materno.

Para esta campanha, adiantou, há vacinas suficientes para todos que acorrem aos postos de vacinação.

A coordenadora provincial do Programa Alargado de Vacinação, Felismina Neto, assegurou que  além dos vacinadores, os chefes de repartições municipais e distritais da saúde de Luanda vão liderar as equipas móveis e avançadas  de vacinação, que vão ser distribuídas, particularmente, nos lugares de maior concentração populacional.

A 13ª edição da Semana Africana de Imunização, salientou, decorre até o dia 30 deste mês e visa reforçar os programas de imunização, aumentar a consciência da importância, a necessidade e o direito de todas as pessoas serem protegidas contra doenças evitáveis pela vacina.

 

A iniciativa

A Semana Africana de Vacinação decorre de 24 a 30 deste mês sob o lema "População vacinada, população saudável”, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e assumido por Angola. O objectivo é mostrar a importância de se assegurar o aumento da cobertura nacional de vacinação e reduzir as doenças imuno-preveníveis.

Entre os objectivos consta ainda o de fortalecer o programa de vacinação a nível da província de Luanda, municipal, distrital e comunal do Sistema Nacional de Saúde, privilegiando as crianças menores de um ano e as mulheres em idade fértil.

O país possui, actualmente, mais de 500 mil crianças sem nenhuma dose de vacina, tanto em áreas rurais como urbanas. Os números mostram que a quantidade de crianças por se vacinar no país ainda é preocupante, por essa razão o lançamento de uma campanha larga de vacinação, no quadro da Semana Africana de Vacinação.

O representante da UNICEF, José de Brito, disse que a campanha de rotina de vacinação africana vai ajudar Angola a aumentar o fortalecimento no sistema de imunização de rotina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade