O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz, recebeu, esta terça-feira, cumprimentos de boas-vindas na reunião do Grupo Africano, realizada no formato virtual, sob da Somália.
O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, ontem, por despacho, o Conselho de Administração da Empresa do Caminho-de-Ferro de Luanda, E.P, presidido por Manuel António Kanda Kanda.
Em nota distribuída à imprensa, invocando conveniência de serviço, o Chefe de Estado nomeou para administradores Manuel João Lourenço (para Área Técnica), Luzia Vanessa Correia da Costa Cravid (Área Financeira) e Daniel João Quipaxe (não executivo).
Antes, por despacho, o Presidente João Lourenço deu por findo o mandato do anterior Conselho de Administração da Empresa do Caminho-de-Ferro de Luanda, E.P, que tinha como presidente Júlio Bango Joaquim.
O referido Conselho integrava como administradores Manuel João Lourenço (Área Técnica) e Judite Armando Pereira (não executiva).
Ainda ontem, o Chefe de Estado angolano exonerou, por despacho, Daniel João Quipaxe do cargo de presidente do Conselho de Administração da Empresa do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, E.P., cargo para o qual havia sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 338/17, de 20 de Dezembro.
João Lourenço nomeou, nos termos da Lei e por conveniência de serviço público, António Coelho Fernandes da Cruz como presidente do Conselho de Administração da Empresa do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, EP.
Também ontem, o Presidente da República deu por findo o mandato do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda, E.P., presidido por Alberto António Bengue, integrando os administradores Willy Lucti Maio Guimarães (executivo), Miguel Marcos Vidal Pipa (executivo), Horácio José V. de Macedo Feijó (executivo), Anibal António Vuma (executivo), Justino José Fernandes (não executivo) e João de Oliveira Barradas (não executivo).
Para integrarem o Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda, E.P., João Lourenço nomeou, por conveniência de serviço, Alberto António Bengue, como presidente, e os administradores Willy Lucti Maio Guimarães (executivo), Aníbal António Vuma (executivo), João Gaspar de Sousa Fernandes (executivo), Pedro Valentim Dozi (executivo), Mário Miguel Domingues (não executivo) e Manuel Augusto César Ferreira (não executivo).
O Presidente nomeou ainda António Capewa Caliangula para integrar o Conselho de Administração da Empresa Portuária do Lobito, E.P, como administrador não executivo.
Num outro despacho, o Presidente João Lourenço exonerou o Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Aeroportos SGA – SA, composto por Mário Miguel Domingues (presidente), Nataniel Alberto dos Santos Domingos (presidente da Comissão Executiva), António Cristóvão Manuel (administrador executivo), Helsio Mauro Ribeiro Epalanga (administrador executivo) e N´jinga Nerica Pimentel Pitta-Grós (administradora executiva).
O Conselho, que cessa funções, integrava, ainda, os administradores não executivo Manuel Gomes, Hélder Marques Nunes da Silva, José Tavares Baptista Venâncio e Marcelino Cristóvão Bronzeia FrancoSeja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Comissária da União Africana (UA), Josefa Sacko, disse, em Durban, na África do Sul, que "o continente precisa de ligações mais fortes entre a ciência, a inovação e o agro-negócio" para que se consigam criar sistemas alimentares resilientes, capazes de resistir a futuros choques.
O Primeiro-Ministro português, António Costa, visita, esta terça-feira, algumas instituições em Luanda, com destaque para o Banco Caixa Angola, Fortaleza de São Francisco do Penedo e a Escola Portuguesa.
O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz, recebeu, esta terça-feira, cumprimentos de boas-vindas na reunião do Grupo Africano, realizada no formato virtual, sob da Somália.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.