Sociedade

Caminhos da Vida: A música gospel no coração

Rui Ramos

Jornalista

Cantor e compositor gospel, escritor e poeta, Mateus Sebastião Pedro Mampassi nasceu a 25 de Agosto de 2000, em Luanda. Filho de Lando Mampassi e Graça Formosa Pedro, frequentou o ensino primário no Colégio "Vuvu" no Balumuca, onde fez a iniciação até à 5ª classe e destacou-se pelo talento para o desenho e música.

14/04/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Segundo filho do pai e o primeiro da mãe, Mateus Sebastião tem 8 irmãos. No dia-a-dia, Mateus Sebastião gosta de escrever, desenhar e criar novas sonoridades.

"Posso dizer que tenho nas veias a arte. Sou conhecido pela minha calma, humildade e carinho com os outros”, reconheceu Mateus ou Teu como é carinhosamente chamado.

Depois de anos no Balumuca, a família teve de se mudar para um outro bairro, a Cerâmica, na vila de Cacuaco, onde frequentou a 9ª classe, no Colégio Isabel Francisco, na altura com o sonho de fazer o curso médio de Telecomunicações. "Mas, isso não aconteceu devido às dificuldades financeiras. Era um curso que queria muito fazer. Era a minha paixão”.

Anos depois, na escola-liceu 4.070, fez a formação em Económico-Jurídicas, que concluiu, destacando-se como um dos melhores alunos e passou a frequentar a Igreja Pentecostal Provai e Vede, liderada pelos evangelistas José Luemba e João Oséias Loth, local onde começou a pregar, ainda muito jovem, destacando-se pela eloquência nos sermões. Mas como o forte era o louvor e a poesia, passou a ser o co-líder da banda musical da igreja.

"Era um menino de poucas palavras na igreja. A minha mãe era a dirigente do coral, por isso, comecei a me sentir mais solto, o que surpreendeu os familiares”, disse, acrescentando que, muitas vezes, a mãe gostava de o ver cantar e o ouvia quando saísse da catequese na Igreja Católica, onde era instruído a recitar poemas de filósofos cristãos como Santo Agostinho.

"Tive sempre uma educação religiosa e um contacto com a arte. A inspiração na música era a minha mãe, assim como a Irmã Sofia, Lioth Cassoma, Touren Wills, Kari Job, Wander, Cassiane, Mara Maravilha, Michael W. Smith, Justin e Victor Tompson", disse, recordando que começou a cantar aos 5 anos numa igreja e aos 12 profissionalmente, agenciado pelo pastor Vladimir Simão. "Em 2014 vendi o primeiro CD em Luanda e Huambo, intitulado ‘Eu vou louvar”, realçou.

"A faixa representa um novo marco na minha carreira de artista e uma expressão poderosa da minha devoção, não é apenas uma canção; é uma experiência sonora que combina inovação musical com uma mensagem profunda de fé e adoração”.

"Amo muito assistir documentários, filmes filosóficos e de Teologia, assim como de dar passeios em zonas isoladas e calmas. São os meus vícios. A partir destes consigo me conectar mais com a natureza e o imaginário”, revelou.

Como músico, contou, encontrou muitas dificuldades, devido à falta de apoio financeiro, apesar do talento. Hoje, confessa, que nunca parou de fazer o que mais gostava, cantar gospel.

Primeiro concerto

O primeiro concerto, lembrou, teve o título de "Mas eu vou louvar”. "Foi só o primeiro passo. Não parei por aí”, avançou, adiantando que em 2020, na época da pandemia da Covid-19, gravou um CD solidário, intitulado "Igreja não é órfã”, álbum que teve como objectivo ajudar um orfanato com bens alimentares, com a parceria da produtora @verticalpro, com a qual trabalhava na época.

Com liderança do produtor e compositor @oseiaslevi realizou um concerto de pré-venda com o tema "Igreja não é órfã nem viúva”. O álbum obteve grande sucesso em Cacuaco.

Actualmente, Mateus Mampassi é também o CEO do projecto "Multidão das misericórdias”, que junta pessoas de diversos locais, músicos, poetas, dançarinos de mímicas, no município de Cacuaco, projecto que já vai na segunda edição.

Além disso, foi também vencedor da primeira edição da Gala Jovens de Mérito dos anos 2022 a 2023, realizada pela @miselima em conjunto com a Cultura e a Administração do Município de Cacuaco. O jovem foi também o vencedor da categoria de melhor músico gospel do ano e é, desde 29 de Agosto de 2023, músico da agência @verbusstidio.

Nos últimos dias, o cantor compôs uma nova música, intitulada "Deus de longas datas”, que é um sucesso no TikTok.

Momentos

Entre os episódios mais marcantes da carreira, lembra de uma vez que ficou doente e após a saída do hospital, a mãe o proibiu de cantar, preocupada com a sua saúde. Porém, com o passar dos anos, conseguiu recuperar e mostrou todo o talento.

Devido ao mérito, foi oficializado como novo artista da produtora Mr Aceleração Studio, liderada por Emiliano Lázaro, passando a trabalhar em conjunto com artistas como Grace Zola, autor do gospel "Deus de promessas” e Ruth Kuniasa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade