Desporto

Caminhada do Petro na BAL começa hoje com o AS Police

A equipa do Petro de Luanda estreia hoje, na edição inaugural da Basketball African League (BAL), quando defrontar, às 15h30, no Pavilhão Arena de Kigali, o AS Police do Mali, em partida pontuável para a primeira jornada do Grupo B da fase regular.

18/05/2021  Última atualização 09H30
Equipa ensaiou vários pormenores tácticos para surpreender os adversários © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
O jogo desta tarde começa a desenhar a trajectória petrolífera rumo aos quartos-de-final. Sem poder contar com os préstimos do extremo-poste Aboubakar Gakou, por lesão, o representante angolano na maior prova continental a nível de clubes, pretende começar com vitória de modo a manter intactas as aspirações e terminar a etapa preliminar na liderança.
Apesar da "ausência de vulto” do Jogador Mais Valioso (MVP) da 43ª edição do Campeonato Nacional, o técnico brasileiro José Neto vai procurar montar uma equipa capaz de dar resposta aos malianos, fruto das opções que possui no plantel.

Os números alcançados pelo campeão nacional nas distintas provas domésticas, deram "indicadores positivos” para alcançar as metas traçadas pela direcção de Tomás Faria. Por esta razão, reina a confiança no balneário tricolor.     
Em declarações à imprensa, a partir de Kigali, o treinador assegurou ter o grupo preparado e revelou a vontade de fazer o melhor. Para tal, espera que os jogadores coloquem em prática tudo que foi projectado, sobretudo depois de realizar dois jogos de controlo no palco da competição.

Na sexta-feira, o Petro derrotou o Patriots do Rwanda, por 60-54, e no dia seguinte perdeu, por 76-78, frente aos egípcios do Zamalek. Os  amistosos serviram para aferir o estado de prontidão da equipa depois do grupo ter ficado privado, por uma se-mana, de realizar treinos colectivos, em cumprimento às medidas de biossegurança impostas pela organização.
A jogo pode ir, Gerson Domingos, Antwan Scott, Childe Dundão (bases), Carlos Morais, Olímpio Cipriano, José António, Gerson "Lukeny” Gonçalves (extremos), Leonel Paulo (extremo-poste), Ryan Richards, Valdelício Joaquim "Wander”, Jone Pedro e Aldemiro João (postes).

Do lado contrário, o capitão Samaké Badra reafirmou que o objectivo da equipa é passar para a fase seguinte, apesar de reconhecer que não será tarefa fácil, por se tratar de uma competição que reúne a nata do basquetebol africano.   

O nome mais sonante do conjunto do AS Police é o base canadense de origem congolesa  Eric Mania Kibi, 30 anos, 1,89 metros, cujo currículo regista passagem pelo Hague Royals da primeira divisão holandesa. O jogador fez parte das escolhas da NBA, em 2012, mas sem sucesso. 

O adversário dos tricolores, ascendeu o topo do basquetebol maliano, em 2019, quando conquistou o troféu de campeão, com o saldo de nove vitórias em igual número de partidas, de acordo com o portal Voz da América. A equipa orientada por Moussa Sogoré repetiu a proeza no ano seguinte.
O penúltimo título permitiu ao AS disputar às eliminatórias para a BAL, tendo terminado a primeira fase do Grupo A, na liderança. Em Dezembro do mesmo ano, em Yaoundé, capital dos Camarões, os polícias malianos carimbaram o passaporte para Kigali.    

Outros jogos

De acordo com o calendário,  para o mesmo grupo, o FAP dos Camarões e o AS Salé do Marrocos, medem forças às 19h00, no mesmo recinto, no segundo e último desafio do dia.
O próximo encontro da equipa do Eixo Viário acontece na quinta-feira, frente ao FAP dos Camarões, antes de voltar a jogar dia 23, desta com o AS Salé do Marrocos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto