O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem a felicitar o povo congolês, Governo e o seu homólogo Félix Tshisekedi, pela celebração do 62º aniversário da Independência da República Democrática do Congo (RDC).
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
O primeiro-secretário provincial do MPLA em Benguela, Luís Nunes, sublinhou a importância das obras de construção e reabilitação de infra-estruturas, principalmente nos Sectores da Educação e da Saúde, durante o mandato do Presidente da República, João Lourenço, cujo impacto na vida da população é bastante visível, em todo o país.
Durante o acto de massas realizado na cidade do Lobito, em apoio à candidatura do líder do MPLA, João Lourenço, às eleições gerais, Luís Nunes destacou, entre outras acções, as obras edificadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que permitieam dar maior qualidade, em termos de infra-estruturas, à província de Benguela.
Faz parte destas acções, a construção, em fase de acabamento, do Campus Universitário, no município da Catumbela, projectado para albergar todas as unidades orgânicas da Universidade Katiyavala Bwila.
O primeiro-secretário do MPLA em Benguela adiantou que, no quadro desta empreitada, o Instituto Superior de Ciências de Educação vai ganhar novas infra-estruturas, passando a dispor de mais salas e laboratórios. "Os membros do MPLA têm plena consciência que apostar na formação do homem, é uma prioridade inadiável", disse, tendo feito saber "que sempre foi assim desde que o seu partido assumiu a condução dos destinos do país".
Luís Nunes sublinhou que no Sector da Saúde registaram-se melhorias significativas, principalmente no processo de assistência médica e medicamentosa à população. O Hospital Geral de Benguela, cujas valências correspondem aos anseios dos utentes, está entre as infra-estruturas que ganharam procedimentos de reforço técnico, clínico e administrativo.
"Estamos a melhorar a qualidade dos serviços do Hospital Geral de Benguela. Ao contrário de um passado recente, hoje temos, naquela unidade hospitalar, um serviço de hemodiálise, cujas valências permitem o atendimento digno das pessoas que padecem desta patologia", frisou o político. Acrescentou que, no âmbito deste processo, procedeu-se, igualmente, a abertura de uma zona de atendimento aos pacientes que apresentam um quadro clínico delicado, reduzindo, desta feita, as despesas financeiras com deslocações ao estrangeiro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.