Cultura

Calabeto foi o convidado dos Kiezos na segunda edição do projecto

Analtino Santos

Jornalista

Numa viagem que iniciou ao som de “Rumba 70” e com passagem pelo sucesso “Bomba”, o Conjunto “Os Kiezos” levou, no primeiro dia desta semana, Calabeto,como convidado no projecto “Domingo em Família”, no Bar da Unidade Africana, proporcionando uma tarde de música angolana.

17/01/2023  Última atualização 09H34
“Kota Bwé” gingou no jeito que lhe é característico na segunda edição deste ano do projecto “Domingo em Família”, no Bar da Unidade Africana, no Miramar © Fotografia por: Edições Novembro
Gegé Faria, guitarrista do conjunto, revelou que a parceria com o projecto arrancou no passado dia 1 deste mês, com Eduardo Paím, e agora será realizado quinzenalmente até ao mês de Março, com um ou dois convidados para animar o "Domingo em Família”.

Quanto aos projectos para este ano, o porta-voz dos Kiezos optou por não desvendar de forma concreta o que está a ser preparado, justificando que "temos recebido algumas propostas e nada mais. Nós gostaríamos de trabalhar para um disco. O projecto anterior que estava a ser apoiado pelo amigo Chico Zé teve problemas na fábrica. De momento, estamos abertos a convites para actividades”.

Os Kiezos apresentaram-se no último domingo, no Bar da Unidade Africana , no Miramar, com Hildebrando Cunha (guitarra solo), Gegé Faria (ritmo), Dulce Trindade (baixo), Habana Mayor (congas) Tony Samba (teclados), Sabino (bateria) e os vocalistas Manuelito (dikanza) e Zé Manico.

No primeiro bloco apresentaram temas como: "Ngana Nzambi”, "Gingologo”, "Júlia”, "Ua vala Monani”, "Zaboba”, "Kia Sabalo” e outras que levaram os convivas à pista para um pé de dança.

Calabeto esteve em palco para menos de meia-hora e com a ginga característica brindou a plateia com quatro temas: "Nzambi”, "Nbinza Yami”, "Bomba” e "Nga Musenge”. Os Kiezos surpreenderam a plateia ao introduzir temas de estrangeiros como "Negra Tomazia” e "Cocó” numa viagem à Cuba e Congo. Para a parte final a miscelânea com a roda a ser feita em "Rosa Rosé”, "Comboio”, "Ché Ché” e "Princesa Rita”.

Eduardo Paím foi o primeiro convidado do "Domingo em Família”, na tarde do dia 1 de Janeiro de 2023. General Kambuengo sentiu-se satisfeito pelo momento histórico, o de ter sido acompanhado, pela primeira vez, pelos Kiezos. O momento foi um encontro entre históricos de um lado uma referência do semba e do outro da kizomba.

O "Domingo em Família” acontece no Bar da Unidade Africana e, até Março, a programação estará a cargo dos Kiezos e do Conjunto Dizu Dietu. O espaço tem proporcionado momentos culturais onde a música, artes plásticas, modas e outras vertentes artísticas são complementadas com a gastronomia.

A música ao vivo acontece de quinta-feira à domingo, com a produção e selecção cultural sob responsabilidade de Rodrigo Rogesky e Ananias Muanha. Referências artísticas nacionais como Jovens do Prenda, Ary, Yola Semedo, Banda Cana de Açúcar, Phadha Mak, Banda Prontidão, Calado Show, Puto Português e Kyaku Kyadaff já animaram concertos no Bar da Unidade Africana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura