Cultura

Calabeto e Lulas da Paixão aqueceram o Caldo dos Kotas

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

Os músicos Calabeto e Lulas da Paixão foram os grandes protagonistas da primeira edição do Caldo dos Kotas, que aconteceu domingo, na centralidade de Capari, província do Bengo.

12/09/2023  Última atualização 09H40
Lulas da Paixão e Calabeto animaram o Caldo dos Kotas no Bengo © Fotografia por: DR

Ao cair da tarde de domin- go, o público do Capari não resistiu e tomou de assalto o caldo quente, acompanhado com uma pitada de semba, na voz de Calabeto, mais conhecido nas lides artísticas como "Kota Bwe”.

O renomado músico exibiu o melhor de todo o seu reportório, como "Aí Nzambi”, "Bomba”, "Mbinza Ikussuka” e "Malanje” levando o público a uma viagem no tempo e no espaço, tendo arrancado aplausos da plateia e o caldo ficou mais quente que no princípio.

Lula da Paixão, ainda nos primeiros momentos da noite, ao interpretar "Nga Quingão Nga Lembua” arrancou lágrimas da antiga bailarina de Carnaval Maria Mariana, de 54 anos, que viajou do Porto Amboim para o Bengo, porque não quis ficar fora deste evento.

"Tenho 54 anos, não iria conseguir ficar fora deste caldo, minhas lágrimas estão a cair de emoção” manifestou.

Juntaram-se a festa os artistas Mapuena e Júlio Gomes, assim como a dança Semba tomou conta da roda.

Patrícia Yola, responsável da organização Yola Produções, sublinhou que o Caldo dos Kotas veio para criar um intercâmbio entre a velha e a nova geração, sendo a música de semba o estilo de eleição, sem desprezo a outros estilos musicais.

"Tivemos alguns constrangimentos durante a produção, sendo a primeira edição do Caldo dos Kotas, mas conseguimos com o nosso objectivo, a próxima edição será realizada em Novembro, queremos dinamizar o ambiente cultural aqui na província do Bengo” concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura