A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o Banco Caixa Geral de Angola (BCGA) assinaram, sexta-feira, em Luanda, uma linha de financiamento para a concessão de créditos de 50 a 100 milhões de kwanzas a operadores económicos nacionais.
De acordo com Francisco da Silva, o BCGA estabeleceu uma matriz dos documentos necessários para cada operação, de acordo com o montante associado aos projectos, onde, além do rigor na análise, está prevista a celeridade na concessão de crédito.
"Estamos preparados para dar resposta em tempo reduzido sempre que os processos chegarem ao banco, uma vez que o propósito é termos uma forte capacidade de resposta. Não significa que a resposta seja sempre positiva, mas que seja dada em tempo útil, pelo que desejamos uma organização e filtragem na ‘nascente’, para que a percentagem de aprovação seja a mais elevada possível”, frisou.
Questionado sobre o volume da linha de crédito, Francisco da Silva referiu que, nos dias de hoje, a concessão de crédito é baseada no capital que o banco tem disponível, bem como nas garantias associadas, de modo que "não há, propriamente, um montante de alocação a esses projectos”.
"Trata-se do capital que o banco tem disponível para conceder crédito. O nível de garantias associadas a cada projecto vai definir maior ou menor absorção de capital, isto é, um projecto com mais garantias e mais património, terá maior probabilidade de ser aprovado”, avançou.
Francisco da Silva estabeleceu em 50 milhões a média do financiamento por projecto, podendo chegar até 100 milhões sempre que o conjunto de peças contabilísticas necessário com o capital do promotor oferecer garantias plausíveis.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Banco Nacional de Angola (BNA) comprou, quinta-feira e hoje, 100 milhões aos participantes da Plataforma Bloomberg FXGO, à taxa de câmbio média de USD/AOA 420,00, para acumulação de Reservas Liquidas Internacionais (RLI).
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, atletas de várias modalidades de luta, no Palácio Presidencial, tendo manifestado satisfação com a conquista de 67 medalhas nos campeonatos africanos de Jiu-jitsu, Judo e Lutas.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.