Economia

Café de Angola na UCC Coffee Academy de Tóquio

JA Online

O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) realizou, segunda-feira, em Tóquio, no Japão, um encontro levado a cabo na UCC Coffee Academy de Tóquio, onde estiveram presentes cerca de 25 especialistas ligados aos mundo do café.

28/03/2023  Última atualização 16H06
© Fotografia por: CEDIDA

O evento esteve enquadrado no âmbito de um programa de actividades da iniciativa do MIREX, intitulado "Café de Angola - Conectando as Culturas do Mundo, Edição Tóquio”.

A inciativa sobre o café de Angola surge, também, no âmbito do programa da diplomacia económica, uma das apostas do Executivo angolano que visa promover o café nacional incentivando o sector cafeícola para fomentar a partilha de experiências entre os especialistas (produtores, comerciantes e agrónomos), incentivando a criatividade dos técnicos executores. Visa ainda promover as marcas de café " Made in Angola.”

Para o efeito, deslocou-se à cidade de Tóquio uma equipa integrada por técnicas da Direcção de Cooperação Internacional do Mirex e  um técnico do Instituto Nacional do café de Angola, encarregados de fazer a apresentação sobre a iniciativa e sobre o café nacional.

Sob o lema: "desenvolvimento nacional, ninguém fica para trás”, todos os produtores interessados tiveram os seus produtos presentes na exposição de cafés e no evento de degustação.

Segundo uma nota a que o JA Online teve acesso, na ocasião, os especialistas tiveram a oportunidade de provar três tipos de café de Angola, nomeadamente, Robusta Cazengo, Arábica e um blend (mistura entre Robusta e arábica do Kassongue) e assistir a uma palestra sobre  as características especiais do café de Angola.

A UCC Coffee Academy é uma das mais prestigiosas instituições do sector no Japão, e até ao momento a única academia de ensino especializado em Café, também um dos melhores locais do Japão para se obter informações sobre as novas tendências mundiais de café.

Participaram do certame marcas do bago vermelho, nomeadamente  Café da Cooperativa da Mulheres da Gabela, Café Ginga, Café Bela Negra, Vems, Café Calulo, Café Galileia, Ndioto, Tumbwanza, Café Cazengo, Café Negage, Café Diamante, Café Maiombe e Novagrolider Café Arabica.

Um dos momento áureos foi a prova da aguardente Terra da Xixila, onde os convidados mostraram bastante interesse na obtenção do mesmo produto.

Esta iniciativa foi lançada em Novembro de 2021 em Luanda, tendo tido como anfitriões nas edições anteriores, nomeadamente, Dubai (EAU), Cairo (Egipto), Telavive (Israel), Ho Chi Min (Vietname) e Belgrado (Sérvia).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia