O Petro de Luanda sagrou-se, nesta quarta-feira, campeã do Girabola, 12 anos depois, ao derrotar o Sagrada Esperança da Lunda-Norte por 3-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, referente ao encerramento da 26ª jornada.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) aprovou a realização de jogos internacionais no estádio 11 de Novembro, em Luanda, após obras na infra-estrutura, informou hoje a instituição.
O vice-presidente da FAF, José Carlos Miguel, disse tratar-se de aprovação provisória, pois a CAF baixou ainda várias recomendações por serem cumpridas pelas autoridades angolanas.
Quanto aos demais estádios angolanos, e que continuam encerrados para jogos internacionais, disse que, depois de cumpridas recomendações, voltam a ser inspeccionados pela Confederação Africana de Futebol.
Trata-se dos estádios dos Coqueiros e 22 de Junho, em Luanda, o estádio do Sagrada Esperança, na província da Lunda Norte, bem como o da Tundavala, na Huíla.
Em Novembro de 2021, a CAF, através de um relatório, reprovou os estádios nacionais, incluindo o 11 de Novembro, em Luanda, por não oferecerem as mínimas condições para a prática do futebol.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA conquista do título do presente Girabola é o “pano de fundo” do duelo entre o Petro de Luanda e o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, hoje, às 16h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro, referente ao encerramento da 26ª jornada.
A melhoria significativa da eficácia do jogo exterior do Petro de Luanda, na fase derradeira do Campeonato Nacional, deixa satisfeito e confiante o técnico José Neto, que aponta baterias para a conquista do título da segunda edição da Basketball African League, prova a decorrer de 21 a 28 do mês em curso, em Kigali, capital do Rwanda.
Quinze é o número de jogadores estreantes convocados pelo seleccionador Josep “Pep” Clarós, visando o arranque dos trabalhos da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, que de 27 de Junho a 5 de Julho, disputa na Costa do Marfim, a terceira janela da zona africana de apuramento a 19ª edição do Campeonato do Mundo´2023.
Na ressaca da tolerância de ponto registada terça-feira, em virtude da celebração do 405º aniversário da cidade, fundada em 1617, os benguelenses têm hoje, às 17h00, como um dos grandes atractivos, o primeiro de três jogos previstos entre 1º de Agosto e Interclube, referente aos playoffs da final do Campeonato Nacional de andebol sénior masculino.
As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, ontem, a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.
Angola e Sérvia vão reforçar a cooperação militar no domínio da formação de quadros, nos próximos anos, tendo em vista a instalação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no país, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado do Ministério da Defesa para a Indústria Militar, Afonso Neto.
Em causa, está o Projecto Cadeia de Valores Agrícolas, que tem um financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, (BAD). No total, o valor ascende aos 123 milhões de dólares, dos quais 82 milhões do próprio banco e 16 milhões do Governo de Angola.
O escritor Mia Couto disse que Agostinho Neto promoveu um nacionalismo sem negar contribuições de outros povos, mostrando-se aberto à confluência cultural, apesar do forte apelo à necessidade de ruptura, para que se instalasse uma identidade própria em Angola. “Vejo essa nota curiosa no pensamento de Neto, com a sua poesia intemporal, dividida em dois grandes momentos”, sublinha.
Foi num dia como hoje, há vinte e nove anos, que os Estados Unidos da América anunciaram formalmente a normalização das relações diplomáticas com Angola, depois de quase duas décadas de tensão política e de um ambiente de confrontação, embora indirecta e por actores interpostos, que tinham caracterizado a sua vivência bilateral durante a fase derradeira da Guerra Fria.
A Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), Acrep-Exploração Petrolífera, banco Millenium Atlântico e o Banco Angolano de Investimento (BAI), são as empresas mais bem posicionadas para entrar na Bolsa de Valores de Angola (BODIVA) este ano.