Sociedade

Cadeira do Mwatianvua impressiona alunos

Victorino Matias / Dundo

Jornalista

Um grupo de alunos do ensino primário de distintas escolas do Dundo, no município do Chitato, província da Lunda-Norte, visitou o Museu Regional do Dundo, considerado guardião da cultura do povo Lunda-Cokwe.

18/05/2024  Última atualização 12H40
Símbolos do poder Lunda-Cokwe despertaram mais atenção © Fotografia por: Victorino Matias | edições novembro| Dundo

As crianças observavam a exposição do museu com admiração, ao verem animais ferozes embalsamados, parecendo estar vivos, a cadeira do soberano Mwatianvua, do Império Lunda, e outras peças de arte da cultura dos povos da região.

Com mais de 100 anos de existência, o museu ajudou os alunos a identificar e conhecer os acontecimentos que foram decisivos para a construção do antigo Império Lunda.

Flora Cahilo, 11 anos, aluna da 5ª classe da escola Ex-Recinto dos Cavalos, disse ao Jornal de Angola que  recebeu  orientação da  professora para visitar e descrever a máscara Mwana Pwo  (o retrato da beleza feminina) que se encontra em exposição na sala de Artes e Actividades  Lúdicas do Museu Regional do Dundo.

Entre os artigos culturais expostos, Flora Cahilo e os colegas observaram também a estatueta do Samanhonga (Pensador), um dos símbolos nacionais, Mukixi wa Mwanangana (palhaço do rei), que corresponde ao sacrifício sagrado e representa os antepassados do chefe tribal, bem como os instrumentos musicais Ngoma (batuque ou tambor) e puita.

"Além da máscara Mwana Pwo, o que mais me encantou é a sala onde estão expostos os objectos e manequins, que representam a exploração de diamantes, assim como tractores a transportarem cascalho até ao local da lavagem”, disse, acrescentando que sonha um dia trabalhar numa empresa de exploração mineira.

Estêvão Victorino Uanuke, de 6 anos, aluno da 1ª classe,  ficou maravilhado ao entrar pela primeira vez num museu.

 Estêvão percorria o olhar em tudo que estava nas salas de exposição, acompanhando, atentamente, a explicação do guia. Disse que ficou impressionado com quase todas as peças do acervo, mas sobretudo com a cadeira do soberano Lunda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade