Economia

Cabotagem leva progresso para as províncias do Sul

Fula Martins | Soyo

Jornalista

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D`Abreu, observou que o transporte de mercadorias por cabotagem no Norte tem visto um crescimento significativo e agora ressaltou a importância de estender “os progressos da cabotagem” que conecta as rotas Luanda/Cabinda e Soyo/ Cabinda para a Região Sul.

11/04/2024  Última atualização 12H12
Evento foi prestigiado pelas autoridades tradicionais e individualidades do município © Fotografia por: DR
Ricardo d’Abreu falava, terça-feira, em vídeo-conferência, na abertura da 5ª Mesa-Redonda da Associação dos Portos de Angola (APANG), no Soyo, província do Zaire.

Para isso, salientou, "a necessidade de se investir na ampliação das rotas, em novas embarcações, em tecnologia de ponta e na capacitação dos profissionais, a fim de assegurar a segurança, qualidade e conforto dos serviços oferecidos à população de Angola”.

Segundo o ministro dos Transportes, a  cabotagem Norte, operada pela Secíl Marítima, teve um total de 844 viagens entre Abril de 2022 e Dezembro de 2023. A rota mais movimentada foi a Soyo/Cabinda e vice-versa, com 641 viagens realizadas. Nas duas rotas, foram transportados 106 mil passageiros durante o período, com uma média mensal de 5.311 passageiros.

O mês com o pico de passageiros transportados foi Dezembro de 2023, quando a Secíl Marítima levou 14.471 passageiros. O ministro Ricardo de Abreu relatou que os números indicam um crescimento contínuo, com 18 mil passageiros transportados pela Secíl Marítima em Janeiro e Fevereiro deste ano. Quanto ao segmento de transporte de carga, Ricardo Viegas D`Abreu afirmou que nas duas rotas marítimas, entre Abril de 2022 a Dezembro de 2023, foram transportadas mais de 3.400 toneladas de carga, tendo o pico se verificado em Junho de 2023, com 596 toneladas.

O ministro disse com a inauguração no ano passado do confinamento de ligação do ferry Cabinda, os primeiros dois meses de 2024, (Janeiro e Fevereiro), o transporte de cargas ascendeu a 540 toneladas de cargas. "Ritmo que esperamos manter até final”, avançou.

Durante dois dias os participantes abordaram temas como "O Quadro Regulatório da Cabotagem Nacional, A Cabotagem Norte, Situação Actual e Perspectivas”. O evento prossegue no dia 10 do corrente na província de Cabinda, com os temas como Cabotagem Sul e Perspectivas e Cálculo do Frete de Transporte Marítimo.

Participam na Mesa Redonda, Presidente da Associação dos Portos de Angola (APANG), Manuel Nazareth Neto, Presidentes dos Conselhos da Administração dos Portos Nacionais, Administradores Executivos e Não Executivos e técnicos de áreas.

A cerimónia de abertura  do evento sob o lema "Cabotagem Nacional e o seu impacto na Economia” contou com a presença do vice-governador do Zaire para o Sector Político, Económico e Social, Afonso Nzolameso, representante dos órgãos de defesa e segurança, líderes religiosos e autoridades tradicionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia