Economia

Cabo Verde visitado por 700 mil turistas

O número de turistas que procuraram Cabo Verde em 2022 ultrapassou as 700 mil, cerca de 90 por cento do recorde de 819 mil em 2019, revelou, este sábado, o ministro do Turismo e Transportes daquele país.

29/01/2023  Última atualização 17H49
Ministro declara que Cabo Verde constitui um destino apreciado por turistas de diferentes perfis © Fotografia por: DR

"Pelos nossos números já recebidos (e ainda não confirmados pelo Instituto Nacional de Estatísticas) poderão estar a atingir os 700 mil turistas que tenham chegado a Cabo Verde, isto significa 90 por cento daquilo que nós recebemos em 2019: são números interessantes”, anunciou Carlos Santos.

Em declarações aos jornalistas no âmbito do segundo Conselho do Ministério do Turismo e Transportes, realizado na cidade da Praia, o ministro disse esperar que o país possa este ano ultrapassar o recorde de turistas recebidos em 2019.

"Esperamos que sim. Eu creio que se não houver essas perturbações internacionais, uma escalada inflacionária no segundo semestre, nós podemos chegar aos números de 2019”, perspectivou o governante, notando que "a recuperação chegou”, após a procura turística cair mais de 60 por cento em 2020, devido às restrições impostas para conter a pandemia da Covid-19.

Depois dessa queda, o ministro disse que o país está a tornar-se num "destino muito apreciado pelos turistas”, que têm um perfil diferente, estando à procura de outro tipo de produto, nomeadamente cultural e gastronómico.

"O que exige de nós uma preocupação e cuidados maiores, no sentido de disponibilizarmos serviços com qualidade, segurança e higiene alimentar, segurança das pessoas, acessibilidades”, apontou Carlos Santos, salientando que tudo isso também representa oportunidades para investidores e empreendedores, sobretudo os mais jovens.

Para fomentar o turismo, o ministro disse que o Governo está a trabalhar em várias frentes, designadamente no incentivo a operadores aéreos turísticos para o arquipélago, para diversificar a proveniência dos turistas e aumentar ainda mais a contribuição deste sector, que garante 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde.

O Conselho do Ministério do Turismo e Transportes tem como foco o Programa Operacional do Turismo (POT) 2022-2026, que reflecte a visão e ambição do Governo nesta que é a principal actividade económica do arquipélago, e com os transportes, contribuem para 35 por cento do PIB.

Orçado em cerca de 200 milhões de euros para os próximos quatro anos, o ministro revelou que já foram mobilizados cerca de 50 por cento desse valor, através do Banco Mundial e do Fundo do Turismo, tendo como objectivo "estruturar bem” a oferta turística.

Boa parte do montante destina-se a melhorar as infra-estruturas turísticas, mas o país quer apostar muito na apresentação e publicitação do destino. "Sem perder de vista a sustentabilidade, que hoje é um princípio norteador do crescimento”, salientou o governante.

Uma das metas do programa é fazer com que 40 por cento dos turistas que viagem para Cabo Verde em 2026 possam ir para outras ilhas, além das principais de sol e praia, como Sal e Boa Vista.

Com alguma retoma da procura turística, o país cresceu 7,0 por cento em 2021, segundo dados oficiais. Entretanto, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, o Governo cabo-verdiano reviu de 6,0 para 4,0 por cento a perspectiva de crescimento económico em 2022.

Contudo, uma nova revisão do crescimento, feita pelo Governo e pelo Banco de Cabo Verde, estima que poderá afinal ser superior a 8,0 por cento do PIB ou mesmo chegar aos 12 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia