Mundo

Cabo Verde quer metas em acordos bilaterais

Cabo Verde e a agência dos Estados Unidos Millennium Challenge Corporation (MCC) assinaram, na sexta-feira, em Washington, o Acordo de Concessão de Financiamento Compacto, para dar início à operação no país, disse à Lusa o vice-Primeiro-ministro cabo-verdiano.

22/04/2024  Última atualização 09H42
Cabo-verdianos e americanos reforçam a cooperação © Fotografia por: DR

Trata-se do "acordo inicial para o início da operação em Cabo Verde, em termos da sediação da própria equipa do MCC, mas depois virão  os documentos estratégicos, o contrato em si, mas é preciso que as equipas se instalem - nos Estados Unidos e de Cabo Verde -, para que possam preparar os documentos que serão assinados em termos contratuais, onde os envelopes financeiros serão estabelecidos e os projetos e programas indicativos serão acordados entre as partes”, afirmou Olavo Correia.

O documento foi assinado por Olavo Correia, que é também ministro das Finanças e Fomento Empresarial de Cabo Verde, e pelo vice-presidente do Departamento de Operações do MCC, Cameron Alford, em Washington, à margem das Reuniões de Primavera 2024 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

O Acordo de Concessão de Financiamento Compacto, ou 'CDF Agreement', faz parte do terceiro Compacto Regional do MCC a Cabo Verde e concede uma subvenção que vai apoiar e facilitar o desenvolvimento e início da aplicação do programa.

Numa outra vertente, o Vice-Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, defendeu que a cooperação com a China tem de ser "na base do benefício mútuo” e não "meramente comercial”, que obrigue a um elevado endividamento público dos países africanos.

O governante cabo-verdiano defendeu que a cooperação com a China e outros parceiros tem de ser "na base do benefício mútuo” e não "meramente comercial”, que obrigue a um elevado endividamento público dos países africanos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo