Coronavírus

Cabo Verde: Ministro de Estado e presidente da Assembleia estão infectados

O ministro de Estado de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, testou positivo para o novo coronavírus, juntando-se ao presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, como políticos infectados no país, anunciou ontem o Governo em nota de imprensa.

25/04/2021  Última atualização 20H25
Ministro de Estado de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire © Fotografia por: DR
O governante encontra-se em confinamento domiciliar e não apresenta quaisquer sintomas".
Fernando Elísio Freire, que é também ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, ministro do Desporto e ministro da Família e Inclusão Social, esteve envolvido na campanha para as eleições legislativas de 18 de Abril último, tendo sido eleito o terceiro nome das listas do Movimento para a Democracia (MpD) para o círculo eleitoral de Santiago Sul. O deputado é também um dos vice-presidentes do MpD, que renovou a maioria absoluta nessas eleições para eleger os novos 72 mandatos do Parlamento cabo-verdiano.

No sábado passado, a assessoria de imprensa informou que o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, também testou positivo para a Covid-19, após realizar um teste na Ilha de São Vicente para viajar para a Cidade da Praia.

Jorge Santos esteve também envolvido na campanha eleitoral no seu círculo eleitoral de Santo Antão, onde era o cabeça de lista e foi eleito pelo MpD para mais um mandado de cinco anos, tornando-se no segundo político e autoridade do país anunciado com a doença.

Segundo a mesma fonte, citado pela imprensa cabo-verdiana, o chefe da casa parlamentar cabo-verdiana ficou em isolamento na Ilha de São Vicente. Na semana passada o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou o reforço das medidas para combater o alastramento da Covid-19, depois de vários dias com aumento de casos em várias ilhas.

O chefe do Governo descartou o Estado de Emergência, explicando que esse período pressupõe um conjunto de consequências económicas e sociais, com o encerramento de serviços, de empresas, que dificultam ainda mais a vida das pessoas. O Primeiro-Ministro disse ser importante passar uma mensagem de protecção, como o uso de máscaras, distanciamento, higienização, as únicas formas de dar "um combate muito forte" à pandemia.

"Temos tido casos a aumentar, particularmente na Cidade da Praia, em São Vicente, no Sal e na Boa Vista, e temos de continuar a fazer um bom combate", prosseguiu Correia e Silva, indicando que vai haver um reforço da fiscalização.

"Não vão ser permitidas festas particulares, nem em lugares públicos, nem festas organizadas por entidades públicas, porque está identificado que é nestas festas que tem estado a acontecer casos de contágio. As pessoas têm que compreender que todos nós temos que dar um contributo positivo para protegermos a nós mesmos e proteger os outros”, apelou.

No caso das praias de mar, o Primeiro-Ministro garantiu que não vão ser fechadas, mas afirmou que também vão ser objecto de maior fiscalização, para evitar ajuntamentos, particularmente nas praias pequenas.

"Vamos continuar também a fiscalizar o uso de máscaras em locais de atendimento público, tudo que sejam restaurantes, bares, lojas, supermercados. O serviço de atendimento tem que garantir o uso de máscaras e fazer uma forte acção também a nível de comunicação e informação”, continuou.
O Primeiro-Ministro disse que o país já tinha vacinado mais de 14 mil pessoas, com as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, reforçando a meta até ao final deste ano vacinar pelo menos 70% da população em idade de ser vacinada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login