Mundo

Cabo Verde: Ilha Brava volta a tremer

A população da ilha Brava, Cabo Verde, sentiu ontem um novo tremor de terra, cerca de duas semanas após uma crise sísmica na zona, disse à Lusa o presidente da Protecção Civil cabo-verdiana, Domingos Tavares.

20/11/2023  Última atualização 11H57
© Fotografia por: DR

De acordo com informação do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), "houve um abalo sísmico na ilha Brava e desta vez sentiu-se mais do que o outro sismo", referiu aquele responsável.

Para já, não há registo de danos, acrescentou, referindo que os mecanismos de protecção civil a nível nacional e local estão em prontidão.

O presidente do município da Brava, Francisco Tavares, disse à Lusa quem sentiu um sismo principal, com "uma intensidade razoável", mas já durante a manhã tinham sido sentidos pequenos abalos.

A Lusa contactou o INMG, que remeteu informação sobre a magnitude do sismo para mais tarde. A última crise ocorreu com um abalo a 30 de Outubro que provocou alguns prejuízos em habitações, queda de telhados e outras estruturas e causou um ferido, além de abertura de fissuras.

A situação levou famílias a optarem por dormir na rua na madrugada de 31 de Outubro, mas, durante o dia, o ambiente voltou a ser de normalidade, com o recrudescer dos abalos.

As crises sísmicas fazem parte da história da ilha, a que está situada mais a sul do arquipélago, situada 30 quilómetros a oeste do vulcão da ilha do Fogo, que entrou em erupção, pela última vez, em 2014.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo