Economia

Cabo Verde factura mais de 230 mil euros com comércio de tabaco

A venda de tabaco rendeu ao Estado cabo-verdiano, em Janeiro, 233 mil euros, com o imposto aplicado a cada maço, que aumentou de preço no primeiro dia do ano, segundo dados oficiais do Ministério das Finanças.

26/03/2023  Última atualização 09H59
Cabo Verde factura mais de 230 mil euros com comércio de tabaco © Fotografia por: DR

Os dados da execução orçamental de Janeiro, compilados na última sexta-feira, o imposto sobre o tabaco rendeu aos cofres do Estado o equivalente a 5,5 por cento dos 470 milhões de escudos (4,2 milhões de euros) esperados, segundo a previsão do Governo, para todo o ano de 2023, neste caso mais 55 por cento face ao inicialmente orçamentado para 2022, cita a Lusa.

Assim, em Janeiro, com a aplicação do aumento previsto no Orçamento, o imposto sobre o tabaco rendeu 25,7 milhões de escudos (233 mil euros).

De acordo com dados dos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado de Cabo Verde para 2023, em causa está nomeadamente a taxa específica sobre o tabaco, de 90 escudos (0,82 euros) sobre cada maço, e com a qual o Governo prevê encaixar este ano 479 milhões de escudos (4,3 milhões de euros). Reflecte um aumento de 20 escudos (0,18 euros) por maço de tabaco, face à taxa anteriormente em vigor.

O Instituto do Desporto e Juventude cabo-verdiano vai receber este ano quase 1,5 milhões de euros através da consignação, pelo Orçamento do Estado, das receitas com as taxas do tabaco, que aumenta, e sobre o álcool.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia