Desporto

Cabo Verde entra para o ranking de futebol feminino pela primeira vez

Omar Prata

A selecção de Cabo Verde entrou pela primeira vez na história no ranking FIFA de Futebol Feminino, anunciou através de um comunicado, esta segunda-feira, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), citada pelo Expresso das Ilhas.

27/03/2023  Última atualização 22H35
© Fotografia por: Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF)
A formação orientada por Silvéria Nédio alcançou a 133.ª posição a nível mundial, com 1088.27, permitindo que Cabo Verde seja a melhor selecção entre os Palop, além de figurar como 20.ª classificada a nível continental, reporta a notícia.

"Esta é uma boa notícia para o futebol feminino cabo-verdiano, para todas as mulheres do futebol cabo-verdiano, e neste dia da mulher cabo-verdiana" a FCF endereça "uma felicitação a todas as mulheres cabo-verdianas, em especial as que fizeram parte desta história. Com efeito, esta conquista deveu-se, sobretudo, pelo facto da FIFA ter reconhecido o Torneio UFOA A, realizado na ilha do Sal, como torneio oficial", escreveu a Federação de Futebol daquele país, segundo a imprensa local.  

Por sua vez, Silvéria Nédio, citada pela FCF, sublinhou que este reconhecimento é uma "vitória de Cabo Verde, de todas as mulheres cabo-verdianas e também uma vitória da Federação Cabo-verdiana do Futebol por acreditar e apostar no desenvolvimento do futebol feminino".

De acordo com a mesma fonte, entre os países de língua portuguesa o Brasil tem a melhor classificação (9º), seguido de Portugal (21º). Depois de Cabo Verde, Angola está no 143º lugar, Timor Leste está na posição 153, a Guiné-Bissau na 172ª posição, Moçambique está na posição seguinte (173º), pode ler-se. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto