Os corpos de, pelo menos, 22 jovens foram encontrados sem vida no interior de um bar, na África do Sul.
O Secretário-Geral das Nações Unidas pediu ontem desculpa às novas gerações pela falta de atenção dada pelas gerações mais velhas e decisores políticos aos oceanos, sublinhando que ainda se está a caminhar lentamente para reverter o problema.
O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou, este domingo, o objectivo de reforçar as relações bilaterais com a Guiné-Bissau durante a primeira visita que realiza ao país, a partir de hoje.
"Esta é a minha primeira visita enquanto chefe do Governo cabo-verdiano à Guiné-Bissau, país com o qual Cabo Verde já demonstrou claramente a intenção e vontade no reforço de cooperação e aprofundamento da histórica relação entre os dois Estados elevando-a a patamares superiores de parceria estratégica", afirmou Ulisses Correia e Silva.
O Primeiro-Ministro, no cargo desde 2016, chegou ontem a Bissau, mas a visita de trabalho tem início hoje, com um encontro com o Primeiro-Ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, seguido de uma reunião bilateral alargada às duas delegações, que será concluída com a assinatura de acordos de cooperação.
Ulisses Correia e Silva chefia uma delegação que integra ainda os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, e do Turismo e Transportes, Carlos Santos, bem como os secretários de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, e do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.
Para o chefe do Governo, um "sinal muito claro" do reforço das relações entre os dois países foi a abertura, em 2021, da Embaixada de Cabo Verde em Bissau, seguida da nomeação do primeiro embaixador do arquipélago.
"É uma manifestação de vontade política e de melhorar ainda mais as relações bilaterais e o diálogo político, assim como de afirmação das relações de história, cultura, diplomáticas, mas também, económicas que se pretende ver desenvolvidas", disse ainda Ulisses Correia e Silva, sobre a visita que vai realizar a Bissau.
Destacou igualmente que a Guiné-Bissau "acolhe uma importante comunidade cabo-verdiana muito bem integrada na sociedade guineense" e que, por outro lado, "a comunidade bissau-guineense continua, actualmente, a representar a maior comunidade estrangeira residente em Cabo Verde, com cerca de 31% do total da população imigrante, que se estima ser 14.347 cidadãos".
Na agenda para hoje, e após uma declaração à imprensa, o chefe do Governo cabo-verdiano segue para a Assembleia Nacional Popular, onde fará uma visita de cortesia ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, sendo depois recebido pelo Chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, na Presidência da República.
A encerrar a visita, amanhã, o Primeiro-Ministro cabo-verdiano visita a Escola Nacional da Administração, onde conduzirá uma palestra dedicada ao tema "Estabilidade e Desenvolvimento", e a Faculdade de Medicina, estando também previsto um encontro com a comunidade cabo-verdiana.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs países do G7 vão desenvolver um mecanismo para limitar o preço do petróleo russo e tentar restringir o acesso da Rússia a recursos industriais no sector da defesa, disse hoje um alto funcionário norte-americano.
O Presidente do Quénia, Uhuru Kennyatta, apelou, nesta segunda-feira, à construção “urgente” de uma economia baseada nos oceanos, defendendo que, se forem mais bem geridos, poderão produzir seis vezes mais alimentos e 40 vezes mais energia renovável.
O comandante da Missão de Treinos da União Europeia (UETM) em Moçambique considera que a reposição da segurança no Norte “está no caminho certo”, mas “até a situação estar completamente controlada, ainda vai demorar muito tempo”.
Reza a história que Cacuaco é uma das comunidades mais antigas da província de Luanda. Ascendeu à categoria de vila no dia 24 de Junho de 1940, período em que foi instalada a Administração, segundo dados fornecidos por algumas entidades tradicionais locais.
Arrancou, na manhã, desta segunda-feira, em Lisboa (capital portuguesa) a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, com a presença de vários Chefes de Estado e de Governos, incluindo o Presidente angolano, João Lourenço, que deverá discursar hoje no encontro.
A Selecção Nacional júnior feminina de andebol defronta, esta segunda-feira , a similar da Eslovénia, em desafio referente aos dezasseis avos de final do Campeonato do Mundo, que decorre naquele país europeu.
Catarina Dias ressaltou que o país participou neste encontro, onde foram feitas algumas recomendações, muitas das quais já implementadas. Realçou, entre elas, a Política de Gestão Integrada da Zona Costeira, com ênfase para a redução na poluição de plásticos em todo o ecossistema marinho nacional
A promoção das culturas coreana e angolana estiveram em evidência, durante a realização do concurso denominado “Quiz on Korea”, que aconteceu, sábado, na Praça da Alimentação da Universidade Católica de Angola (UCAN), em Luanda.
O evento, subordinado ao tema geral “ampliar a acção oceânica com base na ciência e inovação, para a implementação do Objectivo 14: inventário, parcerias e soluções", está a ser organizado pelos Governos português e queniano