A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, procedeu, ontem, ao lançamento da primeira pedra para a construção do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) de Cabinda, na presença do titular da pasta os Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
O centro, cuja missão é proporcionar formação profissional e gerar empregos para os jovens, vai oferecer, inicialmente, os cursos de "Sistema Integrado Energético e Transição Sustentável”, "Tecnologias de Informação e Comunicação”, "Transporte e Logística”, "Metrologia e Áreas Transversais”, "Mecatrónica” e "Mecânica e Produção”.
O CINFOTEC de Cabinda vai contar com áreas de serviço administrativo, biblioteca, auditório com 100 lugares, refeitório, salas de aula, laboratórios, oficinas, posto médico, área técnica composta por um Posto de Transformação de Energia (PTE), geradores, sistema de bombagem e um reservatório de água.
Os cursos de "Hotelaria e Restauração” e de "Confecções e Costura” deverão ser abertos mais tarde, caso sejam criadas as condições para o efeito.
Para a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, o CINFOTEC é um centro tecnológico de alto padrão, que vai exigir do Governo da Província de Cabinda e do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) um acompanhamento adequado, para que, definitivamente, se possa ter um nível desejado num curto prazo.
"Os CINFOTEC já nos habituaram a ter um nível máximo de formação profissional, com equipamentos de alta tecnologia, o que vai exigir dos formandos um currículo que esteja à altura das propostas”, referiu.
Teresa Dias lembrou que projectos deste tipo já foram erguidos em Luanda, concretamente no Rangel e Talatona, e na província do Huambo. "Agora, chegou a vez de Cabinda, onde o financiamento está garantido pela empresa Sonangol, enquanto as empresas construtoras ainda estão sob avaliação”, esclareceu.
A governadora de Cabinda, considerou o projecto de construção do CINFOTEC como um grande ganho para a província e, sobretudo, para os jovens da região. Segundo Suzana de Abreu, o projecto vai mudar o paradigma da formação profissional na província, tendo em conta que vai garantir que haja maior qualidade formativa e assegurar a empregabilidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs meios das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão apoiar a mobilidade aérea dos recenseadores nas zonas de difícil acesso por terra, garantiu, domingo, na cidade do Lubango, o coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo 2024.
O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.