A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal no município da Caála, província do Humabo, detiveram quatro cidadãos nacionais, estudantes do Instituto Superior Politécnico da Caála (ISPC), com idades compreendidas entre os 27 e 28 anos, implicados em falsificação de talões de pagamento de propinas.
Um agente regulador de trânsito, no município da Cacula, província da Huíla, foi detido, terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) acusado de ter recebido dez mil kwanzas de um cidadão para este poder realizar de forma livre o serviço de táxi.
Pelo menos 148 casos de violência contra menores, foram registados na província de Cabinda, de Janeiro a Novembro de corrente ano, dos quais 98 por cento cometidas por progenitores (de nacionalidade da República Democrática do Congo), informou a directora do Gabinete provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC), Teresa Baza.
Em declarações ao Jornal de Angola, Teresa Baza destacou que os casos de fuga à paternidade e de abandono de menores foram os de maior relevância, durante o período em referência, comparativamente ao ano passado.
No que toca ao direito de registo civil, referiu que a instituição que dirige tem estado acompanhar o processo de registo de crianças, cujos pais não o fizeram que estão sob custódia do INAC.
"O contributo dos orfanatos no acolhimento de crianças tem sido fundamental para suportar a demanda, uma vez que a província carece de instituições públicas vocacionadas para o efeito”, destacou.
De referir que a província de Cabinda dispõe de um total de 14 orfanatos, dos quais, 12 pertencentes a Igreja Católica.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm grupo de 100 mulheres zungueiras dos municípios do Tomboco e Mbanza Kongo, na província do Zaire, recebeu um donativo composto por bens de primeira necessidade e produtos de higiene, no sentido de minimizar as dificuldades.
Os deputados do MPLA constatam, desde terça-feira, o grau de execução das obras do PIIM, no município de Moçâmedes, província do Namibe, no cumprimento das orientações e decisões das lV Jornadas Parlamentares com base no programa da visita aos 164 municípios do país.
A doença do sono continua a preocupar as autoridades sanitárias do país, sendo a província do Bengo a região mais afectada pela doença causada pela picada da mosca tsé-tsé, estando já em curso uma estratégia para travar a progressão.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Zaire, deteve, nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, o subdirector pedagógico da escola do II ciclo Doutor António Agostinho Neto, por alegada cobrança indevida de valores monetários aos alunos.
O preço médio da cesta básica cai, na semana de 16 a 22 de Maio, 35,7 por cento face a Novembro de 2021, no mercado nacional, enquanto, no mercado internacional, é esperado um comportamento inverso para a média dos preços, que registam um elevado aumento de 29,4 por cento, nesse mesmo período.
O processo de liquidação da dívida que a Edições Novembro tem com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), na ordem dos três mil e trezentos milhões de kwanzas, já está em curso, garantiu, sexta-feira (20), em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
A primeira central fotovoltaica do Namibe, cujo projecto foi lançado, sexta-feira(20), na localidade do Caraculo, a 60 quilómetros de Moçâmedes, capital da província, começa a gerar energia eléctrica a partir de Dezembro.
A equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto conquistou, ontem, o 43º Campeonato Nacional da categoria, disputado no Arena Acácias Rubras, em Benguela, após derrotar a similar do Interclube, por 23-21, na segunda de três partidas para o “play-off” da final.
Angola administrou, nas últimas 24 horas, 26.853 de vacinas, nos diferentes Postos de Vacinação de Alto Rendimento, de acordo com os dados do boletim informativo da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) distribuída. ontem, à imprensa.