Economia

Cabinda reforça capacidade eléctrica

Pedro Suculate|Cabinda

Jornalista

A Central Térmica de Ma-lembo, principal fonte de produção de energia eléctrica da província de Cabinda, com uma capacidade instalada de 95 Megawatts, vai ser reforçada com mais uma turbina de 25 Megawatts (MW), assegurou, recentemente, em Cabinda, o presidente do Conselho da Administração da PRODE, Joaquim Ventura. Disse que, actualmente, decorrem os acertos financeiros para aquisição da referida turbina, incluindo o transformador e outros componentes técnicos, atinentes ao funcionamento do mesmo engenho.

18/02/2021  Última atualização 15H10
© Fotografia por: DR
Com mais esta turbina, a Central Térmica de Malembo passará a dispor de quatro turbinas com uma produção de 120 MW que somados com os 15, produzidos a partir da mini-central de Chibodo, e com os 10 do Sende, os problemas de restrições no fornecimento de energia eléctrica para a cidade de Cabinda e os municípios do interior estarão ultrapassados, uma vez que a produção aumentará para 145 MW contra os actuais 120.
"O Executivo tudo está a fazer, no sentido de melhorar o quadro energético da província de Cabinda” recordou.Joaquim Ventura salientou que duas das três turbinas instaladas na Central Térmica de Malembo não estão em funcionamento, devido à falta de um terceiro transformador.
Inga abastece  

Por outro lado, a partir do próximo ano, Angola vai começar a comprar energia eléctrica a partir da barragem do Inga (República Democrática do Congo), numa potência estimada entre 100 e 200 Megawatts, informou, recentemente, o presidente do Conselho de Administração da Rede Nacional de Transporte de Energia, RuiGourgel. Afirmou que, este ano, vai ser lançado um concurso público para se encontrar a empresa que vai construir a rede de alta tensão de mais de 200 quilómetros de extensão, que parte da cidade de Cabin-da até a província de Matadi (região do Baixo Congo), onde se encontra instalada a barragem do Inga.

O responsável não avançou a data provável do lançamento do concurso público, nem o valor da empreitada, mas garantiu que as obras de construção da rede de transporte de alta tensão de energia iniciarão no próximo ano."Neste momento, temos tudo preparado e ainda, este ano, vamos fazer o lançamento do concurso público. Até ao fim do ano, teremos tudo preparado para que em 2022 as obras iniciem e com um prazo de execução de aproximadamente dois anos” sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia