A produção cinematográfica angolana “Mutu Mbi” teve pré-estreia no último fim-de-semana, no Centro Cultural Santo Amaro, na cidade de São Paulo, no Brasil.
O estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
A província de Cabinda possui, actualmente, 22 monumentos e sítios classificados como património histórico-cultural nacionais e outros 84, já inventariados, remetidos ao Ministério da Cultura, Ambiente e Turismo (MCTA) para figurarem na lista de bens patrimoniais, no contexto da identidade cultural angolana.
Na lista dos 22 bens
classificados pelo MCTA consta, dentre outros, o local de concentração e
embarque de Escravos (Malembo), o Cemitério dos Nobre (Mbuku-Mbuadi), o marco
histórico do Tratado de Simulambuco,
local onde foi assinado, em 1885, um acordo entre os príncipes de
Cabinda e os reis de Portugal, a Igreja São Tiago Maior de Lândana, primeiro
património cultural reconhecido a nível da província de Cabinda, em 1959, os
Tratados de Chinfuma e Tchicamba e vários edifícios de estilo Holandês,
incluindo o Palácio do Governo Provincial.
Em declarações ao Jornal de
Angola, o secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, disse que das 84 propostas
remetidas à consideração do MCTA para reconhecimento como património nacional,
o destaque vai para os Bakama, uma organização secreta e sincrética que faz
parte da vida dos Cabindas e dos seus nativos.
"Trabalhamos afincadamente
para que os Bakama sejam reconhecidos como património nacional. Neste momento,
já formalizamos tudo que é necessário junto do Ministério da Cultura, Turismo e
Ambiente e estamos à espera do despacho que considera os Bakama como património
nacional”, sublinhou.
Para Ernesto Barros André, a classificação desses bens
patrimoniais visa, sobretudo, valorizar, preservar e divulgar a importância
histórica dos referidos locais, no contexto da identidade cultural angolana,
tendo acrescentado que os locais ora identificados são de interesse turístico
que servem para descobrir a nossa própria história e levar o sector a contribuir
significativamente para a economia do país, através do turismo cultural.
"O turismo cultural foi uma
das grandes apostas do sector. Quando qualificarmos esses locais e revermos o
nosso património cultural, permitir-nos-á elaborar catálogos sobre os
monumentos e sítios históricos colocando-os em hotéis, serviços
administrativos, portos, aeroportos, etc, para que os visitantes possam ter conhecimentos
antecipados desses locais.”
Sítios históricos sobre a
luta de libertação nacional
A província de Cabinda, afirmou Ernesto Barros André, identificou seis locais
históricos que contribuíram na luta de libertação nacional, iniciada a 4 de
Fevereiro de 1961, para serem reconhecidos como património cultural nacional.
O secretário provincial da
Cultura disse que dos locais inventariados de maior impacto na luta de
libertação nacional, destacam-se a localidade de Macamanzila, onde, em 1961, um
grupo de cidadãos nacionais destemidos,
munidos de meios rudimentares como paus, catanas e espingardas de fabrico caseiro,
atacaram posições militares das tropas portuguesas, bem como a "Curva dos
Mortos”, no município de Buco-Zau, onde se registou o primeiro ataque dos
combatentes angolanos contra os portugueses a nível da Segunda Região militar,
em 1964.
Destacou, igualmente, a
"Curva das Pedras”, onde foi morto, nos anos 1970, o médico militar português,
filho do então governador ultramarino de Angola; a zona de convergência de
Chimbeti, onde decorreram várias batalhas entre as tropas coloniais e os
combatentes da luta de libertação nacional, e o quartel atípico do exército
português, localizado no Miconje Velho.
A localidade de Ntó, onde se
desenrolou a famosa "Batalha de Ntó”, a 8 de Novembro de 1975, quando o
exército do ex-Zaíre, acompanhado de mercenários franceses e da FLEC tentou
invadir e ocupar Cabinda para programar a independência do território e
inviabilizar a independência nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.
"São locais de interesse histórico cultural. Com o desenvolvimento do turismo cultural, precisamos passar a mensagem da nossa memória colectiva e permitir às pessoas contemplarem ‘in situ’ a nossa história.”
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
A estreia de Camilo Lemos no mercado literário acontece hoje, às 15h30, no Shopping Avennida, no Morro Bento, com o lançamento, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos dos livros de poesia “O ventre da sabedoria” e “Sou eu mesmo o angolano”.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.