Economia

Cabinda e Namibe com olhos postos na cabotagem

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

O presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda, José Kuvíngua, e o administrador de Recursos Humanos do Porto do Namibe, David Bengani, expressaram, quinta-feira, em Cabinda, durante a 5ª Mesa- Redonda dos Portos de Angola (que teve início na terça-feira no Soyo, província do Zaire) a importância de se investir na cabotagem.

12/04/2024  Última atualização 10H04
5ª Mesa- Redonda dos Portos de Angola © Fotografia por: Edições Novembro
Na reunião organizada pela Associação dos Portos de Angola (APANG), José Kuvíngua afirmou à imprensa que, apesar das diversas irregularidades na cabotagem em Angola, principalmente em relação à licença de embarcações que "causam prejuízos financeiros ao país", a província possui infra-estruturas adequadas para atender às necessidades dos armadores que atracam no Porto de Cabinda.

Essa abordagem também é apoiada por David Bengani, do Porto do Namibe, que acredita que "os diversos projectos em andamento na unidade portuária serão um benefício para a cabotagem na região Sul do país”.

David Bengani também analisou o impacto que a falta de carga pode ter, afirmando que "sem carga, esses projectos podem se tornar elefantes brancos”, porém acredita que a cabotagem no Sul terá o mesmo sucesso que tem no Norte do país.

Na última terça-feira, no  Soyo, Zaire, durante o início do evento, o presidente da Associação dos Portos de Angola, Manuel Nazareth Neto, preconizou a necessidade de investimento em infra-estruturas portuárias do país através de parcerias público-privadas.

No mesmo dia, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, anunciou, durante uma videoconferência, que houve crescimento  no transporte de mercadorias por cabotagem na região Norte do país e salientou a importância de expandir os avanços desses serviços que ligam as rotas entre Luanda e Soyo a Cabinda para a Região Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia