Regiões

Caála vai passar a contar com Campus Universitário

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O Instituto Superior Politécnico (ISP) da Caála, localizado no município com o mesmo nome, na província do Huambo, vai ganhar, nos próximos dois anos, um Campus Universitário, com capacidade para acolher 20 mil estudantes de diferentes cursos.

26/03/2023  Última atualização 09H42
Estão previstas mais de 70 salas de aula e um internato © Fotografia por: SERGIO VIEIRA DIAS|EDIÇÕES NOVEMBRO|HUAMBO

O Campus Universitário, de iniciativa privada, vai ser erguido nas proximidades da Centralidade Faustino Muteka. As obras estão orçadas em quatro mil milhões e 700 milhões de kwanzas e vão durar dois anos, numa área de 60 mil metros quadrados.

No Campus Universitário poderão ser ministrados vários cursos, como de Psicologia, Ciências Económicas e Empresariais, Administração Pública e Gestão de Cidades, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Direito, Engenharia Civil, Arquitectura, Ensino Primário, Gestão de Recursos Humanos, Engenharia Eléctrica, Ciências de Computação, História, Medicina Dentária e Análises Clínicas.

A instituição de Ensino Superior, que vai ser erguida nas margens do rio Cunhongamua, vai possuir um bloco administrativo, um académico com 70 salas de aula, quadra desportiva, piscina olímpica, parque de estacionamento para 500 viaturas, uma trilha ecológica, assim como um bloco para residências de professores e estudantes em regime de internato,  sala de conferências e uma área específica para laboratórios.

O presidente do ISP, Hélder Tchipindo, disse, durante o acto de lançamento da primeira pedra, que perspectiva-se a construção de uma instituição académica concentrada na promoção do Ensino Superior, visando o empreendedorismo e inovação, no sentido de se criarem as condições para o auto-emprego no seio dos jovens.

Acrescentou que o desafio do ISP da Caála é oferecer melhores condições aos estudantes, qualidade de ensino e pesquisa, sobretudo para a inovação e empreendedorismo.

"Os nossos estudantes, além das disciplinas tradicionais, recebem lições de educação empreendedora e terminam os cursos com várias opções que lhes permita ter ideias inovadoras, criar empresas e capacidade de resolver problemas nas comunidades", referiu.

Hélder Chipindo disse que a instituição está comprometida em formar a nova geração de jovens, que vai criar e garantir empregos e assegurar o desenvolvimento do país.

Segundo o administrador adjunto da Caála, Edson da Silva, o Campus Universitário vai elevar o nome da municipalidade em termos de formação académica. "O ensino de qualidade é a melhor alavanca para o desenvolvimento de qualquer país".

O vice-governador do Huambo para o Sector Económico, Político e Social, Angelino Elavoco, prometeu apoio do Governo para a consolidação do projecto, tendo em conta as valências académicas que visam o desenvolvimento do país.

"O país só se desenvolve com a aposta na ciência e tecnologia, por isso o Governo está disponível para prestar o apoio necessário na execução deste projecto”, disse Angelino Elavoco.

O Instituto Superior Politécnico da Caála foi criado em Março 2017, pelo Decreto Presidencial 132/17, tendo arrancado com apenas 132 estudantes. Actualmente conta com 12.500 estudantes, vindos de vários pontos do país e possui extensão no município do Bailundo, que recebe estudantes do corredor Norte da província do Huambo.

Em 2022, a instituição académica colocou à disposição do mercado de trabalho 435 licenciados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões