Desporto

Caála - CDH aquecem Mártires da Canhala

Recreativo da Caála e Clube Desportivo da Huíla (CDH) defrontam-se esta tarde, a partir das 15h00’, no Estádio Mártires da Canhala, no Huambo, num dos jogos do prosseguimento da 12ª jornada do Girabola, aberta ontem com três duelos.

21/02/2021  Última atualização 14H22
Apresentando-se em casa pupilos de David Dias são favoritos no duelo desta tarde com huilanos © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
A equipa da ex-Vila Robert Williams, nesse momento na 3ª posição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão com 17 pontos, a actuar na condição de anfitriã, é, claramente, favorita à conquista dos três pontos, diante dos militares da Região Sul, que ocupam um modesto 12º lugar com apenas nove. Não obstante isso, os pupilos de André Makanga não cederão os pontos em jogo de mão beijada.

Pelo contrário, vão tentar estorvar os intentos dos planálticos, que, como é óbvio, não querem desgrudar-se dos lugares cimeiros da competição. É claro que apesar de estar embalada nos lugares da frente da presente edição da maior prova do futebol nacional, a Caála terá de fazer por merecê-lo, pois o rei-futebol já nos provou por A+B que em muitos casos equipas menos cotadas chegam a criar calafrios àquelas rotuladas como mais capazes. E, como é óbvio, a turma huilana vai fazer de tudo para não claudicar neste seu périplo pelo Huambo, para não se ver ainda mais acossada na zona movediça da tabela de classificação geral do Girabola.

Já em Benguela, o Wiliete SC local recebe a visita do Sagrada Esperança da Lunda-Norte no Estádio Nacional do O’mbaka, às 16h00’. Os lundas, colocados na 5ª posição com 14 pontos, assumem maior dose de favoritismo em relação a equipa da casa, na 14ª, com nove, e que, no entanto, vai procurar explorar à sua condição de anfitriã para galgar mais alguns degraus na tabela de classificação geral.

Finalmente no Uíje, o Santa Rita de Cássia defronta no Estádio 4 de Janeiro o Recreativo do Libolo. Os católicos, que na passada quarta-feira não jogaram com o FC Bravos do Maquis do Moxico no mesmo recinto pelo facto de terem apresentado testes da Covid-19 com data vencida, são favoritos à vitória. Do lado dos calulenses, é imperioso que tentem se impor na trincheira do adversário para não experimentar mais um dissabor e, aliado a isso, verem a sua situação na tabela de classificação tornar-se cada vez mais delicada. Por isso urge a necessidade de Romeu Catato Filemon e pupilos acelerarem para sacudir a pressão na zona da linha-de-água.

Já o duelo que deveria opor em Malanje a Baixa de Cassanje ao 1º de Agosto foi adiado devido ao engajamento dos militares na última eliminatória de acesso aos grupos da Taça da Confederação, em que defrontam hoje em Dar-es-Salam o Namungo FC da Tanzânia.


 Petro cimenta liderança

O Petro de Luanda cimentou a liderança do Girabola 2020/21 com 22 pontos, ao vencer ontem, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o Ferrovia do Huambo por 3-0. Tiago Azulão marcou primeiro aos 25 minutos e depois aos 77, de pénalti, ao passo que Yano ampliou o 'score' à passagem do minuto 87.

Noutro disputado ontem, no 22 de Junho, o Interclube venceu o FC Bravos do Maquis do Moxico por 3-1. Os maquisardes facturaram primeiro, por intermédio de Sidney aos 16 minutos, ao passo que os polícias deram a cambalhota ao marcador com os golos de Willfredy aos 22, Leonel aos 45 e Jaredi aos 76. O Progresso Associação Sambizanga, por seu turno, não foi além de um empate nulo diante do Cuando Cubango FC, no Estádio dos Coqueiros.

Já o duelo que deveria opor no Estádio do O'mbaka, em Benguela, a Académica do Lobito ao Sporting de Cabinda não se disputou porque a formação da cidade mais ao Norte não viajou por dificuldades de transportação, devendo fazê-lo apenas na proxima quarta-feira através da transportadora aérea nacional, TAAG. Saliente-se que ronda doze já produziu sete golos e Girabola 2020/21 conta já, no geral, 159.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto