Política

Bureau Político do MPLA analisou situação económica

O Bureau Político do MPLA reuniu, quarta-feira, em Luanda, sob a orientação do líder do partido, João Lourenço, para analisar assuntos ligados ao sector económico do país.

01/06/2023  Última atualização 08H10
Bureau Político do MPLA © Fotografia por: Edições Novembro
Tratou-se da primeira reunião extraordinária deste ano do órgão de cúpula do partido no poder.

O Bureau Político do MPLA é o órgão permanente de direcção do partido que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do partido.

  Partido reitera compromisso com a protecção da Criança

O Bureau Político do Comité Central do MPLA reitera o compromisso com a protecção e desenvolvimento integral da Criança, constitucionalmente consagrados, promovendo medidas de políticas adequadas ao contexto socio-económico, conforme plasmado no Programa de Governação do quinquénio 2022-2027.

Numa declaração sobre o Dia Mundial da Criança, que hoje se assinala, o MPLA apela a todo o povo angolano para a necessidade de aumento da consciência colectiva de solidariedade e defesa dos direitos da Criança, no âmbito dos 11 Princípios internacionalmente consagrados.

Estes princípios são, nomeadamente, "a esperança de vida ao nascer”, "segurança alimentar e nutricional”, o "registo de nascimento”, "educação da primeira infância”, "educação primária e formação profissional”, "justiça juvenil”, "prevenção e redução do impacto do VIH/SIDA nas famílias e nas crianças”, "prevenção e combate à violência contra criança, "protecção social e competências familiares”, "criança e a comunicação social, a cultura e o desporto” e "a criança no plano nacional e no Orçamento Geral do Estado”.

Este ano, o dia 1 de Junho comemora-se sob o lema "Municipalizar os 11 Compromissos para melhor proteger a Criança”.

De acordo com a declaração, a visão do MPLA é que a família, enquanto resguardo primário, seja cada vez mais valorizada e apoiada na tarefa de educação e orientação da Criança, tendo em vista a promoção de um crescimento em ambiente harmonioso, adquirindo as competências necessárias que a tornam um ser humano socialmente útil.

O Bureau Político do MPLA deseja que a efeméride a celebrar no âmbito da Jornada da Criança, a decorrer durante o mês de Junho, onde se enquadra igualmente o Dia 16 de Junho, dedicado à Criança Africana, deva ter como marco o reforço do espírito de reconhecimento que toda a Criança, independentemente da raça, cor, religião, origem social, tem direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz, Fraternidade, Segurança e Prosperidade.

Em nome dos seus militantes, simpatizantes e amigos, em particular, e de todo o povo angolano, em geral, o MPLA manifesta-se solidário com toda a Criança pelo Mundo impedida de festejar a data de forma eufórica, pela sua submissão a um clima de instabilidade e diversas privações resultantes de conflitos armados que, infelizmente, se registam em várias regiões, provocando a morte de milhares delas indefesas.

Finalmente, o Bureau Político do Comité Central do MPLA augura que a celebração da data no país ofereça a cada pessoa adulta, as pessoas públicas e privadas, um ponto de partida inspirador para defender, promover e potenciar os Direitos da Criança, traduzindo-se em diálogos e acções que construam um mundo melhor para as crianças angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política