Regiões

BUAP chega a mais municípios do Zaire

Fernando Neto | Nzeto

Jornalista

Os cidadãos das sedes municipais do Nzeto, Tomboco, Nóqui e Kuimba na província do Zaire, começaram esta semana, a efectuar a actualização do Registo Eleitoral Oficioso, com a entrada em funcionamento de mais dez Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP).

31/10/2021  Última atualização 13H15
© Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Congo

Nesta segunda fase do processo, os serviços do BUAP foram, também, abertos nas sedes das comunas do Luvo (Mbanza Kongo), da Pedra de Feitiço, do Quelo e da Mangue Grande no Soyo, do Buela (Kuimba), do Kinzau (Tomboco) e Kindege (Nzeto), perfazendo um total de doze balcões a nível da província.

O director do gabinete provincial dos Registos e Modernização Administrativa do Zaire, António Kialungila, informou estarem criadas as condições do ponto de vista técnico e humano para o funcionamento de todos os balcões com suporte de pelo menos 30 técnicos.

"Todos os problemas técnicos que podem limitar o normal funcionamento dos BUAPs na região foram solucionados, atendendo a recente capacitação de 30 operadores distribuídos nos diferentes balcões em toda província”, acrescentou.

Por seu turno, a vice-governadora do Zaire para o Sector Político, Económico e Social, Fernanda Guerra, afirmou que, a implementação deste serviço vai permitir, para além da actualização do Registo Eleitoral Oficioso, aproximará os serviços públicos prestados aos cidadãos.

O soba Manuel Raimundo que controla oito aldeias defende a ideia de instalação de BUAP nas aldeias do Sumpi e do Nkoko, atendendo a sua densidade populacional e da distância até a sede da comuna do Luvo, onde foi aberto um balcão.

"Se não for possível a instalação deste serviço pelo menos que sejam colocados autocarros para apoiar a deslocação da população do Sumpi ao Luvo e vice-versa”, sugeriu a autoridade tradicional.    

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões