Cultura

Brigada Jovem quer levar o livro às comunidades

O núcleo da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) na Lunda-Sul quer levar, este ano, o livro de vários escritores nacionais e estrangeiros até as comunidades, com o projecto “Leitura porta-a-porta”, criado para incentivar o hábito de leitura, revelou, ontem, o delegado da organização, Hélio Sangula.

25/05/2021  Última atualização 08H05
Feiras de livros têm sido feitas para criar o gosto pela leitura © Fotografia por: Nilo Mateus |Edições Novembro
À Angop, o delegado destacou ainda, no quadro da sua apresentação ao público e aos membros, a importância da realização regular de feiras de livro, das bancadas de leitura obrigatória, bem como as campanhas de descoberta de novos valores, que ajudam a colocar novos títulos no mercado e a enriquecer o mosaico literário da região.

Hélio Sangula apelou aos empresários e as instituições públicas e privadas a prestarem maior apoio às iniciativas culturais dos jovens, para que possam contribuir no desenvolvimento do cultural da região e permitam a realização dos projectos da BJLA.
Com o apoio dos empresários e das instituições, explicou, os jovens teriam mais oportunidades de mostrarem o talento que têm para a escrita e também estariam a preparar a próxima geração, ao incutir neles o gosto pelo livro.

Em relação ao estado de desenvolvimento da literatura na Lunda-Sul, o delegado considerou de fraco, por faltar apoios financeiros, gráficas à altura, oficinas de letras e sensibilidade dos agentes económicos.

Além da Brigada Jovem de Literatura de Angola na província conta ainda com o núcleo do Movimento Literário Lev’arte, no incentivo à leitura. Actualmente, a BJLA na Lunda-Sul conta com 30 membros efectivos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura