Economia

Brent vendido a 61 dólares

O barril de petróleo Brent, referências das exportações angolanas, está a ser vendido a 61 dólares mo mercado de futuros de Londres.

10/02/2021  Última atualização 08H00
Barril de petróleo é medida-referência de cerca de 122 litros © Fotografia por: DR
Embora com relativa intermitência, seguindo um sobe e desce constante, as entregas para Abril ganham agora maior fôlego, tendo a sessão de ontem valorizado acima de 2,0 por cento, depois de ter encerrado na sexta-feira passado nos 59 dólares e iniciado assim, nos dois dias de transacções abertas do mercado, uma trajectória de maior optimismo.

Ontem, em Nova Iorque, os preços do petróleo avançaram 2,0 por cento e atingiram o maior nível em um ano nesta segunda-feira, com o Brent superando a marca de 60 dólares por barril, impulsionados por cortes de oferta entre importantes países produtores e expectativas de novos estímulos económicos dados pelo Governo dos Estados Unidos.

O petróleo Brent fechou em alta de 1,22 dólar, ou 2,1 por cento, a 60,56 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,12 dólar, ou 2,0 por cento, para 57,97 dólares o barril. Ambas as referências alcançaram os mais altos patamares desde Janeiro de 2020.

"Conseguir romper os 60 dólares de novo nos faz sentir que o mercado está finalmente ressurgindo depois da grande luta, tomando um fôlego adequado”, disse Paola Rodriguez Masiu, vice-presidente de mercados de petróleo da Rystad Energy. "Isso dá uma sensação de normalidade novamente".

Brent e WTI avançaram mais de 60 por cento desde o início de Novembro, devido ao optimismo em torno das distribuições de vacinas contra o Covid-19, além dos cortes de produção dos membros da Opep+.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia