Cultura

Brasom dá show em homenagem à mulher

Analtino Santos

Jornalista

A Brasom abre a temporada 2023, na sexta-feira, no Miramar , em Luanda, com a primeira edição do projecto “Show Intimista”, em homenagem a Mulher Angolana, com um tributo à Belita Palma, Lourdes Van-Duném e Alba Clingto.

28/03/2023  Última atualização 08H37
Brasom dá show em homenagem à mulher © Fotografia por: DR

O evento terá como cartaz Erika Nelumba, Clara Monteiro, Nicinha Rocha, Lila Burity, Raquel Lisboa e Djanira Mercedes para interpretarem temas autorais e das cantoras homenageadas, com o acompanhamento do Conjunto Dizu Dietu.

A intenção é encerrar o mês de Março com chave de ouro, assim é apresentado o concerto. A produção escolheu as artistas de forma a proporcionar um encontro entre gerações, de acordo com Ilidio Brás, responsável do espaço, que está tranquilo com o acompanhamento do seu conjunto. Não revelou os temas do reportório mas garantiu que as propostas são sucessos que marcam a música angolana no feminino.

"Temos a Erika Nelumba porque é uma cantora que está um pouco afastada dos palcos porque exerce a medicina que a tem limitado na vida artística, mas agora pretende relançar a carreira artística”, afirmou.

Destacou também Lila Burity para muitos uma desconhecida mas é uma intérprete que tem um passado com as cantoras homenageadas, porque pertenceu a grupos como o Fogo Negro e outros no Marçal e Bairro Operário. Partilhou palcos com Tonito Fortunato, Cirineu Bastos e muitos artistas que marcam a história da música nacional.

Segundo ainda o produtor do evento, Lila em determinados momentos canta e por ser uma parceira do Conjunto Dizu Dietu está no alinhamento, assim como as cantoras Raquel Lisboa e Djanira Mercedes, duas intérpretes que se destacam na recuperação de temas do passado.

Nicinha Rocha forjada no movimento da canção infantil tem a música no seu ADN, filha de Dionísio Rocha que a lançou com uma versão de "Ai Compadre”.

A Clara Monteiro porque é uma das vozes femininas com uma das carreiras mais consolidadas do nosso mercado.

O Show Intimista da Brasom, no Miramar, é um projecto que surgiu como forma a aproximar os artistas que usam os estúdios de ensaios para concertos noutros espaços, uma actividade moldada para o recinto. No ano passado encerrou em Novembro com o encontro de Botto Trindade e Raúl Tollingas e abriu com Carlitos Vieira Dias e Gelson Castro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura