O Presidente brasileiro, Lula da Silva, foi submetido sexta-feira uma cirurgia bem-sucedida num hospital particular de Brasília para implantar uma prótese de quadril e corrigir problemas na cabeça do fémur causados por osteoartrite que lhe causavam dores permanentes.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou hoje o Chefe do Estado-Maior do Exército, Lassana Massaly, e nomeou para o cargo Horta Inta-a, escolhido há menos de um mês para Chefe Maior particular, segundo decretos presidenciais.
O Governo brasileiro quer reinstalar, em 25 de Outubro, a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) para dar continuidade aos trabalhos, interrompidos pelo ex-Presidente Bolsonaro, de busca dos corpos das vítimas da última ditadura militar (1964-1985).
"O Ministério dos Direitos Humanos, liderado pelo ministro Sílvio Almeida, tem registado que, em Outubro, aquando da data do aniversário da terrível morte de Vladimir Herzog (25 de Outubro), vai haver a reinstalação, ou seja, a continuidade da Comissão de Mortos e Desaparecidos, com o objectivo de conseguir justiça histórica”, disse à Lusa o ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino, em Santiago, durante os actos de 50 anos do golpe militar no Chile, que decorreram na semana finda.
O jornalista, professor e dramaturgo Vladimir Herzog foi uma das mais emblemáticas vítimas da ditadura brasileira. Militante do Partido Comunista, Herzog foi torturado e assassinado em 25 de Outubro de 1975.
"O programa será retomado, depois de indevidamente interrompido. A comissão começará agora e, com certeza, os trabalhos darão resultados. O Governo vai cumprir o seu papel”, confia Flávio Dino, quanto à possibilidade de localizar e de identificar pessoas desaparecidas pelo regime militar.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O Ministério do Desenvolvimento da Alemanha prometeu, esta sexta-feira, doar cerca de 85,9 milhões de dólares em apoio à Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO) para a consolidação da paz e o desenvolvimento económico, avançou, hoje, a Reuters.
O Supremo Tribunal Federal do Burundi iniciou, quinta-feira, o julgamento do antigo primeiro-ministro, Alain-Guillaume Bunyoni, acusado de minar a segurança nacional e insultar o presidente, informou o Africanews.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.