Economia

BP e Sonangol assinam acordo de investimento

A petrolífera British Petroleum (BP) assinou, terça -feira, um acordo com a congénere nacional, Sonangol, relacionado com a decisão final de investimento para o desenvolvimento do campo Platina em águas profundas do Bloco 18.

14/01/2021  Última atualização 11H46
British Petroleum, e Sonangol assinaram acordo © Fotografia por: Edições Novembro
Segundo dados da Petroangola, o acordo também envolve a extensão da  produção para o projecto do Grande Plutónio, operado pela BP no Bloco 18 até 2032 e a Sonangol terá 8 por cento de participação no bloco.  
A BP opera o projecto PSVM no Bloco 31, que entrou em produção em 2013, uma vez que a Platina será o primeiro empreendimento novo operado em Angola.

O projecto Grande Plutónio foi comissionado em 2007 e foi a segunda fase de desenvolvimento no Bloco 18 .
O campo Platina, descoberto em 1999, encontra-se numa lâmina de água de cerca de 1.300 metros e será desenvolvido por meio  de uma ligação submarina com o (FPSO)Grande Plutónio, localizado 160 milhas a  noroeste de Luanda. Foram feitas um total de oito descobertas neste bloco. Os campos Gálio, Cromo, Cobalto, Paládio e Plutónio constituem os primeiros em desenvolvimento deste bloco. O Grande Plutónio entrou em operação em Outubro de 2007.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia