Cultura

Botto Trindade divide palco com Raul Tollingas

Altino Santos

Botto Trindade e Raul Tollingas são as figuras programadas para o Show Intimista, que se realiza hoje, a partir das 21h00, no palco da Brasom, no Miramar, em Luanda.

25/11/2022  Última atualização 08H39
Guitarrista relembrará os tempos dos Bongos do Lobito e revisitará instrumentais de Marito © Fotografia por: Luís Damião| Edições de Novembro

Numa proposta de "casamento” entre os solos da guitarra e da dikanza, os dois mestres da música popular angolana terão o suporte do Conjunto Dizu Dietu, tendo como convidados os cantores Voto Gonçalves e Mister Kim. Os ensaios estão a decorrer na Brasom e segundo o promotor Ilídio Brás, este concerto é um conceito há muito preparado, antes inviabilizado pelas restrições impostas pela Covid-19.

De acordo com Raul Tollingas, integrante do Conjunto Dizu Dietu, multi-intrumentista e exímio tocador de dikanza, a intenção é proporcionar um momento que os seus solos estejam em destaque. Raul Tollingas tem um tocar característico da dikanza, um autêntico showman, que no espectáculo, também, tocará concertina, outro instrumento musical que executa em palco, com regularidade.

Homem do Marçal, já passou pelos seguintes agrupamentos:  Os Piratas, Os Morenos, Desportivo do Zangado, Rufino Mais Três, Águias Reais, Focos, África Show, Semba Tropical, Kituxi, Missangala DT, Os Kiezos, Conjunto Angola 70, dentre outras formações.

Botto Trindade, depois de uma longa ausência nos palcos, tem feito apresentações que confirmam o seu estatuto como um dos mais apreciados guitarristas angolanos.

O autor de "Benguela Libertada”, "Memória de Gui” e "Tapioca” tem ensaiado este e outros temas dos tempos dos Bongos do Lobito e instrumentais de Marito dos Kiezos. Tem trabalhado com os principais nomes e projectos musicais. Esteve ligado ao Instrumental 1º de Maio,  Os Kiezos, FAPLA Povo, Semba Tropical, Madisesa, Banda Welwitschia,  Tropicalíssimo, Banda da TPA, Conjunto Angola 70, dentre outros.

As duas vozes escolhidas são Voto Gonçalves e Mr Quim. O primeiro pela relação de companheirismo em vários projectos musicais, discográficos e em palco, e o segundo por ser um bom intérprete de temas que os dois instrumentistas têm as impressões nas execuções.

O concerto intimista "Encontro entre os solos da guitarra e da dikanza”  marca o encerramento da temporada 2022, do Show Intimista da Brasom, que este ano teve, também, as participações de Carlitos Vieira Dias e Gelson Castro. 

De realçar que já desfilaram em edições anteriores Dionísio Rocha, Carlos Lamartine,  Robertinho, Jovens do Prenda, Anabela Aya, Afrikkanitha e Sandra Cordeiro, os cabo-verdianos Tito Paris, Ildo Lobo, Leonel de Almeida e Solange Cesarovna, assim como  músicos cubanos.

O Show Intimista da Brasom, no Miramar, é um projecto que surgiu como forma a aproximar os artistas que usam os estúdios de ensaios para concertos noutros espaços, uma actividade moldada para o recinto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura