Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, manifestou ontem, em Cape Town, África do Sul, a intenção do seu país cooperar com Angola no ramo dos diamantes.
No stand de Angola, Mokgweetsi Masisi destacou as riquezas de Angola que colocam o país numa posição de "muitas oportunidades e experiência”. Face as potencialidades de Angola, o Presidente do Botswana quer aproveitar essa larga experiência angolana para desenvolver as suas infra-estruturas e ter o retorno da riqueza, para melhoria das condições dos dois povos.
Stand de Angola atrai investidores
Já o ministro dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino Azevedo, destacou a visita do Chefe de Estado do Botswana ao Stand de Angola. "Falámos da necessidade de trabalhar em conjunto a nível dos diamantes e iremos dar nota ao Presidente da República, João Lourenço”, disse o governante angolano.
Relativamente à adesão ao stand, que está ser muito concorrida, Diamantino Azevedo reiterou que o objectivo de Angola passa sempre por atrair investidores para o sector Mineiro, o que tem resultado em êxitos.
Na feira, Angola apresentou um painel com o tema "Angola: o Destino de Escolha para o Investimento Mineiro”.
"Venha investir no sector Mineiro angolano”
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse ontem, em Cape Town, África do Sul, que a Mining Indaba representa para Angola a aspiração de restabelecer a necessária confiança no desenvolvimento mineral, que continua a ser um pilar fundamental da economia angolana.
"Reconhecemos o papel dos investidores privados e acredito que, participando neste fórum, estão no lugar certo”, indicou o governante na abertura do dia que a Mining Indaba dedicou a Angola.
O ministro falou sobre o potencial mineral do país e notou que Angola vai apresentar no evento estudos de casos tangíveis de alguns projectos minerais. "Forneceremos uma visão geral do ambiente político favorável e das oportunidades de investimento que temos” e, com isso, "a minha mensagem é clara: venha investir no sector Mineiro angolano”.
O ministro destacou que o país, ao longo dos últimos cinco anos, deu passos concretos e decisivos para transformar a indústria mineral num dos sectores mais atractivos da economia angolana. "Estamos agora colhendo os benefícios das mudanças regulatórias e institucionais”, informou.
"Certeza, transparência e eficiência aprimorada são as marcas de uma boa regulamentação e isso orientará quaisquer outras reformas que fizermos (…) Assim, queremos também informar que, muito em breve, Angola tornar-se-á membro da Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extractivas (EITI)”.
Diamantino Azevedo realçou também, como resultado dessa abertura, o retorno a Angola das empresas Anglo American, De Beers e Rio Tinto como partes integrantes da indústria de minerais. "Estamos a visar a maioria das grandes empresas multinacionais e de mineração júnior”, porque "o nosso Governo tomou uma decisão política de não se envolver directamente na gestão de negócios de mineração, sendo, por força disso, a gestão das empresas reservada ao sector privado”.
Diamantino Azevedo convidou todos os investidores que participaram no fórum promovido por Angola a se apresentarem e se associarem "a nós, à medida que reconstruímos e crescemos o sector de Mineração”, pois, realçou "sei que muitos de vocês terão o intercâmbio com outros participantes, à margem deste fórum, mas fi-quem tranquilos, que a equipe do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás está pronta para recebê-los em Angola”.
* Com Angop
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.