Cultura

Bonga comemora aniversário com anúncio de novo disco

António Pimenta

Jornalista

“Quintal da Banda” é o título da próxima obra discográfica do músico angolano Bonga, que ontem comemorou 79 anos.

06/09/2021  Última atualização 03H55
Novo disco do músico intitulado “Quintal da Banda” está focado na vivência dos musseques © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
Bonga, que anunciou a gravação do disco, ainda sem data de lançamento, numa entrevista publicada na edição de hoje do Jornal Metropolitano de Luanda, disse que, neste momento, "estão a ser concluídos os últimos arranjos”.

Gravado em França, onde vai ser lançado, antes de ser distribuído para outros países, "Quintal da Banda” traz dez músicas e conta com a participação especial da artista franco-argelina Camélia Jordana.

"Quintal da Banda tem, para mim, uma importância extraordinária, pois muitos já esqueceram o que é um quintal e outros nunca tiveram, viveram sempre em prédios de 10 andares e sem elevador”, justificou, acrescentando que as músicas terão mensagens sobre Caxito, Carnaval dos bairros e danças do nosso povo.

"Produzo, principalmente, em França, onde se encontra o meu agente, o editor dos meus discos, a mesma casa onde Cesária Évora gravava”, disse.
Mais detalhe sobre o próximo disco e a vida de Bonga, o leitor pode ler no Jornal Metropolitano de Luanda, um dos títulos da Edições Novembro, proprietária do Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Jornal de Economia, Jornal Cultura, Planalto, Ventos do Sul, Angoleme e Nkanda.


Embaixador da música surpreendido por colegas

No dia do seu 79º aniversário, comemorado ontem, o músico Bonga foi surpreendido às primeiras horas da manhã por colegas que o acordaram e agitaram a vizinha ao som da música angolana, com alma dos musseques como: "Cidrália”, "Mama Lala”, "Wemba Xala” e outros do cancioneiro angolano culminando com o "Parabéns a Você”.

No vídeo enviado e fotografias gentilmente cedidas por Horácio Dá Mesquita, que tocou puíta e dikanza, como grande parte dos amigos e membros da Banda de Bonga, liderada por Betinho Feijó, guitarrista e director artístico, e Hernany, baixista, assim como Os Jovens do Hungo e outros parceiros musicais, do "Embaixador da Música Angolana”.

Emocionado, Barceló de Carvalho agradeceu com as seguintes palavras: "O que vocês estão a fazer é de uma importância tremenda, já era assim no passado com os mais kotas que vinham a casa da pessoa querida para manifestar o seu apreço e o contentamento. Hoje, vocês estão a repetir isto dando continuidade a história, esta que faz de nós, homens e mulheres importantes no nosso continente. Muito obrigado pelo carinho, não tenho mais palavras,  muito obrigado  pelo carinho e eu que falo bwé  e aqui as palavras faltam por causa do sentimento”.

Bonga que tem quase concluído o seu próximo álbum no qual o foco serão as vivências dos musseques e outras mensagens tendo sempre "Angola na Muxima”. De momento, com alguns concertos agendados em França e Portugal, designadamente no Festival Passage, em Paris, no próximo dia 9, e em Portugal no Tejo do Meo Arena e em Setúbal nos dias 10 e 11 deste mês.

Analtino Santos

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura