Sociedade

Bombeiros resgatam corpo de adolescente afogada

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) e da Polícia Nacional resgataram, sexta-feira, o cadáver de uma adolescente de 12 anos, que se afogou no rio Cuebe, em Menongue, província do Cuando Cubango.

26/11/2023  Última atualização 10H47
Bombeiros resgatam corpo © Fotografia por: Arquivo

Segundo o porta-voz do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, 3º subchefe bombeiro Albano Cutarica, o incidente ocorreu na tarde de quinta-feira, quando a adolescente, em companhia de uma menor de dez anos, banhava no rio Cuebe, numa zona proibida.

Albano Cutarica explicou que, depois de 24 horas de buscas intensas, foi possível encontrar o corpo da adolescente, na passagem de nível do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), encalhada em arbustos, tendo de seguida sido transportado para a morgue do Hospital Geral do Cuando Cubango.

Nos rios, lagos e riachos do Cuando Cubango, aconselhou, as crianças devem tomar banho em companhia de adultos para evitar-se incidentes do género, tendo em conta que muitas delas, além de não saberem nadar, não respeitam os sinais sobre os perigos que uma determinada área oferece aos banhistas. 

"As famílias devem redobrar os cuidados a ter com os menores quando se dirigirem aos rios para tomar banho, lavar loiça ou roupa, não deixando as crianças à solta, para que não as percam de vista”, disse. 

O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros acrescentou que a atenção deve ser redobrada, principalmente nesta altura que o caudal dos rios subiu e estar aberta a época balnear, observando sempre as normas de segurança, para evitar afogamentos.

O porta-voz deu a conhecer que, desde Janeiro, foram registados, no Cuando Cubango, 28 casos de afogamento que causaram 25 mortes. Durante o período em referência foram salvos três cidadãos na eminência de afogamento. No ano passado, explicou, foram registados 63 casos, com 57 mortes. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade