Sociedade

Bombeiros poderão ter equipas de voluntários

André da Costa

Jornalista

O comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros aconselhou, segunda-feira, em Luanda, as administrações municipais e comunais no sentido de criarem equipas de bombeiros voluntários, devido ao crescimento vertiginoso das cidades e de parques industriais.

24/11/2021  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR
O comissário principal Bensau Mateus, que teceu estas considerações durante o encerramento do ano de preparação combativa e patriótica, que decorreu na Escola de Formação de Bombeiros, em Viana, disse que, uma vez constituídas, as equipas de bombeiros voluntários vão ajudar a minimizar os efeitos de incêndios e de situações de calamidade natural.

Acrescentou que ainda regista-se desalinhamento em termos de procedimentos e disposição combativa dos meios, o que tem manchado a imagem da corporação.
 
Bensau Mateus orientou os comandos provinciais no sentido de prestarem maior atenção aos efectivos durante a preparação combativa, uma vez que se torna imperioso melhorar a prestação de serviços à população.

"Anualmente realizámos jornadas profilácticas, que visam incutir na população medidas de segurança, para evitar incêndios", referiu Bensau Mateus, acrescentando que, este ano, o acto central do 30 de Novembro, Dia Nacional do Bombeiro, vai ocorrer na província de Malanje.

O comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros defendeu a participação da academia na investigação dos fenómenos sociais e do papel dos bombeiros na satisfação das solicitações da população, cujos resultados podem ser fundamentais para a mudança comportamental, organizacional e funcional do órgão que dirige.

Durante a actividade, 66 elementos passaram para o quadro militarizado, depois de frequentarem uma acção formativa de 90 dias, ao passo que vários efectivos receberam certificados de participação em vários cursos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade