Sociedade

Bombeiros lançam campanha de sensibilização contra desastres

Quissanga Quindai

Jornalista

O Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros deu início a uma campanha de sensibilização, comunicação e informação sobre o risco de desastres, antes da época chuvosa, informou, quinta-feira, o subcomissário Bombeiro Flávio Chimbundi.

22/09/2023  Última atualização 07H20
Protecção Civil trabalha na sensibilização dos munícipes © Fotografia por: Arquivo
No acto de abertura oficial da campanha, realizado no distrito do Zango 2, município de Viana, o subcomissário sublinhou que o objectivo é instruir a população no sentido de evitar acidentes em época chuvosa.

A campanha, de âmbito nacional, afirmou, vai permitir preparar os populares para estarem fora de perigo no período chuvoso. "Temos aconselhado também as pessoas a evitarem o uso de lagoas e bacias, como zonas de banho, ou valas de drenagem. Temos feito um trabalho intenso para sensibilizar as pessoas a evitarem o acesso a essas áreas, inclusive colocamos cercas para que as populações deixem de tomar banho nestes locais, em especial as crianças”.

O porta-voz dos Bombeiros, Faustino Minguês, explicou que com a campanha de sensibilização vão poder mitigar alguns problemas causados pelas chuvas ao nível dos municípios da cidade capital.

Administração de Viana

Após a apresentação da campanha, o administrador de Viana, Demétrio Sepúlveda, disse que a prevenção de desastres e calamidades no município é uma das melhores opções, por ser uma das circunscrições com o maior número de habitantes e têm sofrido muito com as chuvas.

A administração municipal de Viana, salientou, está preocupada com o surgimento de ravinas  em quase todo o município. "Apelamos à compreensão de todos, tendo em conta a importância da campanha de sensibilização para as pessoas que vivem em zonas de risco”.

O administrador destacou o trabalho de limpeza feito nas valas de drenagem do município, tendo em conta a aproximação da época chuvosa. "Os trabalhos de manutenção das valas continuam. As equipas têm aconselhado os populares a não deitar lixo ao chão e nas valas”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade