Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
Um grupo de 83 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros terminou, sexta-feira, o curso de Segurança Institucional e Bombeiro Sapador, ocorrido na Escola Nacional de Formação da instituição, no município de Viana, em Luanda.
Dos 83 formados, 62 são do curso de Bombeiro Sapador e 21 de Segurança Institucional, segundo dados do director da Escola Nacional de Formacao de Bombeiro, superintendente-chefe Marcelino Pintinho.
O responsável salientou que a formação contínua dos quadros do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros é fundamental para a prevenção contra incêndios, resgate e salvamento, extinção de incêndios, atendimento pré-hospitalar, fundamental na prestação de serviço junto da população.
Avançou que a escola vai continuar a formar quadros, com vista a servir cada vez melhor os cidadãos e procurar aproximar a instituição com as demais escolas afectas a outros órgãos do Ministério do Interior.
Marcelino Pintinho agradeceu o apoio que o Ministério do Interior, em particular o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, tem prestado à escola, no domínio da sua reestruturação e modernização, para que seja uma "aldeia global” e consiga responder com os anseios dos formadores e formados.
Dia do Bombeiro
O comandante do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, comissário-chefe Bensau Mateus, realçou a comemoração do 30 de Novembro, aniversário dos Bombeiros, vai decorrer sob o lema "Pela salvaguarda da vida, do ambiente e do património”.
Tendo em conta os danos ambientais, materiais e humanos que o sinistro tem causado, defendeu a cultura preventiva nas comunidades.
"Os acidentes e incidentes naturais, biológicos e tecnológicos teriam menor impacto com o cumprimento escrupuloso das medidas profiláticas e o respeito dos limites impostos pela natureza”, alertou.
Frisou que as estatísticas apontam para uma nova configuração de ocorrências, como os incêndios florestais. Para dar resposta à situação, disse que foi criado um grupo técnico, no sentido de fazer estudos das zonas tidas como afectadas para, em conjunto com as autoridades locais, instalarem-se destacamentos, quartéis e sensibilizar as comunidades sobre o manuseamento e uso de fogo.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.