Especial

Bombas de combustíveis registam grandes enchentes em Cabinda

Nas primeiras horas de ontem, depois da entrada em vigor da Optimização da Despesa Pública pela Realocação dos Subsídios aos Combustíveis, que ajusta o preço da gasolina, a cidade de Cabinda registou uma significativa afluência de automobilistas, soube o Jornal de Angola.

03/06/2023  Última atualização 07H05
 Reajuste do preço da gasolina © Fotografia por: Edições Novembro
Taxistas e mototaxistas, interpelados pela equipa de reportagem do Jornal de Angola, disseram ter sido uma medida oportuna e assertiva, tomada pelo Governo.

O vice-presidente da Associação dos Taxistas de Cabinda, Fernando Mabanza, disse que, apesar de ter ficado surpreendido com o anúncio da medida, ainda assim, está  satisfeito pelo facto de a mesma favorecer a população e, sobretudo os taxistas, desde que, lembrou, tenham sido cadastrados e possuam  licença.

"Nós louvamos a medida do Governo, precisamente por ser vantajosa e estar a favor dos nossos associados legais”, disse, tendo lembrado que a Associação dos Taxistas de Cabinda apelou sempre a todos os associados no sentido de pugnarem pela legalidade da sua actividade para poderem ter alguns privilégios do Estado e hoje, como se pode constatar, está agora a subvenção da gasolina para os taxistas legais”.

Fernando Mabanza disse que "estão registados na Associação cerca de 800 taxistas, destes cerca de 75 por cento trabalham na ilegalidade e que não terão a possibilidade de comprar a gasolina ao preço de 160 kwanzas por litro”, alertou.

" Temos registado cerca de 75 por cento de taxistas que trabalham na ilegalidade, não gostam de pagar o seguro, têm, alguns, as viaturas em mau estado técnico”, lamentou o líder associativo.

 

Pescadores satisfeitos

O vice-presidente da Associação dos Pescadores de Cabinda (PESCAB), António Henrique de Jesus, louvou, igualmente, a iniciativa do Governo em manter a subvenção do preço do combustível para os pescadores artesanais cadastrados e licenciados.

" Tendo em conta a nossa actividade e o seu impacto nas famílias, a medida do Executivo de manter o preço do litro da gasolina a 160 kwanzas para os pescadores artesanais licenciados é muito boa, para que as famílias possam continuar a comprar o pescado a um preço razoável ”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial