Economia

BNA reúne hoje para decidir sobre os juros

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) reúne-se hoje, em Luanda, para decidir sobre a manutenção das taxas de juro, à luz do comportamento recente e das perspectivas de evolução dos principais indicadores económicos do país, de acordo com um comunicado divulgado quinta-feira (27), pela instituição.

28/01/2022  Última atualização 07H55
Reunião coincide com avaliação positiva da evolução do kwanza © Fotografia por: PAULO MULAZA | edições novembro
Até à última sessão, realizada em Novembro de 2021, o CPM manteve a  taxa de juro de referência nos 20 por cento, o que reflecte um equilíbrio entre os riscos à inflação e as perspectivas de crescimento económico.

O CPM manteve também a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 25 por cento,  a taxa de Juro da facilidade Permanente de Absorção de Liquidez a sete dias em 15, bem como os coeficientes das reservas obrigatórias em 22.

O encontro é realizado depois de, no início da semana, a consultora Fitch Solutions, ligada à agência de rating, ter previsto que o Kwanza se valoriza em 15,1 por cento este ano, situando em 514,39 kwanzas por dólar, depois do forte desempenho registado em  2021.

No relatório mais recente, enviado aos investidores e publicado por alguns jornais portugueses, os analistas da consultora escreveram que, "apesar de a produção de petróleo ter continuado a descer durante 2021, os melhoramentos em termos de comércio, num contexto de subida dos preços do petróleo, resultaram numa apreciação da moeda, particularmente no último trimestre do ano passado”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia