Economia

BNA reafirma engajamento na estabilidade do sistema financeiro

Massoxi Paxe

O Banco Nacional de Angola (BNA) está empenhado em garantir a estabilidade do sistema financeiro e elevar os níveis de literacia financeira no país, cujos dados recentes revelaram um Índice de Literacia Financeira de apenas 43,7 por cento.

03/02/2024  Última atualização 12H12
Magistrados judiciais receberam mais treinamento © Fotografia por: DR
Os dados foram apresentados quarta-feira, em Luanda, pela administradora executiva do BNA Marília Poças, no seminário sobre educação financeira dirigido a magistrados judiciais.

O evento foi realizado no âmbito do segmento da implementação do Programa de Educação e Inclusão Financeira (PEIF).

Segundo a gestora, as finanças pessoais quando bem desenvolvidas contribuem para melhorar o bem-estar dos indivíduos e das famílias, tendo assegurado que através das ferramentas ministradas é possível apreender a importância do controlo de gastos compatíveis com os rendimentos e da poupança, bem como do uso correcto dos produtos e serviços financeiros, com particular incidência nos produtos de crédito e poupança.

"As nossas pequenas e grandes acções financeiras no dia a dia e a nossa relação com o dinheiro impactam a nossa vida financeira e as determinam”, afirmou a administradora Marília Poças.

Em gesto de agradecimento, o presidente da Associação dos Juízes de Angola (AJA), Ismael da Silva, enalteceu a disponibilidade e abertura do BNA em realizar o seminário, que permitiu estimular a reflexão em torno de temas relevantes sobre a gestão das finanças pessoais, sendo que os temas abordados constituem interesse e preocupação dos membros da AJA.

Deu como exemplo o planeamento financeiro, aplicabilidade e importância dos orçamentos pessoais e familiares, avaliação dos riscos e a contratação de crédito de forma responsável, o sobre-endividamento, o cálculo de prestações creditícias, o funcionamento e a disponibilidade de produtos no mercado de capitais, bem como os deveres e direitos dos consumidores de serviços bancários, tais como serviços mínimos, entre outros.

Participaram no evento o presidente do Tribunal Provincial de Luanda, João Bessa, magistrados judiciais das comarcas de Luanda, Benguela, Huambo, Uíge, Cuanza-Sul, Malanje, Cuanza-Norte, Cabinda, Lobito, estudantes do INEJ e quadros seniores do Banco Nacional de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia