Os cidadãos interessados já podem recorrer às instalações do Banco Nacional (BNA), aos bancos comerciais e à Bolsa de Valores (BODIVA) para a compra do stock de títulos em dólares disponível, comunicou, sexta-feira, o BNA.
O coordenador do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, José Nóbrega, disse, quinta-feira, que aquela infra-estrutura aeroportuária trará para o país vários desafios e novas oportunidades de negócios.
O Banco Nacional de Angola está a trabalhar em parceria com as instituições de Estado com o objectivo de facilitar e ultrapassar os constrangimentos na concessão de crédito à habitação.
A informação foi prestada, segunda-feira, em Luanda, pela Assessora do Comité Executivo do BNA, Marília Viana Poças, durante o acto de abertura da mesa redonda que decorreu sob o lema " Facilitadores para o processo de registo e cadastramento de terrenos e novos serviços para os municípios, oportunidades e desafios".
Referiu que o BNA pretende facilitar a resolução de todos os constrangimentos que os cidadãos têm estado a registar no processo de aquisição do crédito habitação. "O engajamento para a resolução do problema da população enquadra-se no fomento habitacional. A facilitação de acesso ao crédito habitação surge pelo facto da banca nacional ter apresentado questões de natureza jurídico-administrativa, como constrangimentos para uma maior dinamização do Crédito habitacional, no quadro do Aviso número 9/22", disse.
A responsável disse que todas as instituições públicas e privadas devem fazer um esforço significativo para facilitar as famílias a obterem crédito habitação. "As instituições bancárias não podem negligenciar aquilo que são as regras do BNA", disse.
Para o director nacional de Serviços de Registo Eleitoral Oficioso, Fernando da Paixão André Manuel, a posição do Ministério da Administração do Território, em parceria com o BNA surge no cumprimento do Aviso 18/22.
O país, disse, possui BUAP em 164 municípios, em 518 comunas e em 44 distritos urbanos, onde o Aviso 18/22, estabelece que os bancos comerciais devem estar representados em todo o território nacional. Segundo o responsável, a medida vai implicar para os bancos comerciais um esforço financeiro para levarem os serviços em todos os municípios, comunas e distritos urbanos de Angola.
O Banco Nacional de Angola (BNA), o Ministério da Administração do Território e a Associação Angolana de Bancos (ABANC) juntam sinergias para acelerar o crédito.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA decisão do Executivo de reduzir, parcialmente, as subvenções à gasolina é justificada pela necessidade de reduzir o fosso entre os ricos e pobres, como é o caso das populações do meio rural, urbano ou periurbano, que têm um consumo reduzido ou nulo de combustíveis.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) pediu, sexta-feira, o fim imediato das hostilidades no Sudão, acesso humanitário facilitado e um cessar-fogo permanente que leve a um acordo político "duradouro, inclusivo e democrático" no país, avança a Lusa.
O embaixador angolano, Agostinho Van-Dúnem, apresentou as Cartas Figuradas ao chefe do Protocolo do Departamento de Estado norte-americano, Rufus Gilford, em Washington DC, na sexta-feira, soube o JA Online, através de uma nota.
Luanda acolheu, esta sexta-feira, a reunião de concertação do Comité Regional Interministerial (CRIM), composta por ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), soube o JA Online, através de uma nota.
O Presidente reeleito turco, Recep Tayyip Erdogan, toma posse este sábado para um terceiro mandato presidencial, com o qual somará cinco anos às duas décadas de poder, numa cerimónia que contará com cerca de 20 líderes internacionais, incluindo a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
O Chefe de Estado, João Lourenço, disse, esta sexta-feira, que a protecção dos operadores económicos e a manutenção do poder de compra das famílias constituem um compromisso inadiável do Executivo, “mesmo em momentos em que a tomada de decisões com efeitos perniciosos se torna premente”.
A directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Geraldina Paredes, assegurou, no Cunene, esta sexta-feira, que tudo está a ser feito para a emissão de um documento provisório que permita os taxistas e moto-taxistas credenciados atestarem o depósito a 160 kwanzas.