Economia

BNA promove sector das microfinanças

Hélder Jeremias

Jornalista

O Banco Nacional de Angola (BNA) está a trabalhar na implementação de um programa a lançar na segunda quinzena do mês em curso, destinado a estimular o surgimento de instituições de microfinanças, para impulsionar o acesso de micro crédito e a captação de recursos.

14/05/2022  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

O governador do BNA, José de Lima Massano, que prestou estas informações na quinta-feira, no fim de uma  conferência consagrada ao crédito à habitação, pelo facto de, apesar de a Lei das Instituições Financeiras prever a operação de sociedades de microfinanças, o microcrédito, funciona com muitas limitações, principalmente pela forma como é feita a captação de recursos.

Os micro aforradores, micro poupadores, de acordo com José de Lima Massano, têm que lidar com as instituições financeiras bancárias, sendo um exercício exigente, em função daquilo que os bancos comerciais exigem.

Nesta acepção, adiantou o governador para explicar os contornos dos diplomas preparados para o programa, estas sociedades vão, também, poder captar depósitos e conceder microcrédito.

"As sociedades de micro finanças poderão continuar a contar com apoio institucional e de outra natureza na obtenção dos recursos necessários para darmos uma dimensão maior ao microcrédito, porque entendemos que,  parte da solução do tema habitacional, no nosso país,  também passa por aí, mas não se vai limitar ao tema habitacional”, informou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia