Economia

BNA esclarece queda das reservas

O Banco Nacional de Angola (BNA) esclareceu, esta semana, durante uma conferência de imprensa, realizada em Luanda, que apesar da alta dos preços do petróleo, desde o início do ano, as Reservas Internacionais Brutas e Líquidas mostraram ligeira queda devido à baixa produção petrolífera do país.

01/04/2021  Última atualização 11H37
BNA regista diminuição das reservas Brutas e Líquidas © Fotografia por: DR
De acordo com dados revelados pelo governador José de Lima Massano, as Reservas Internacionais Brutas situaram-se em 15,29 mil milhões de dólares, em Fevereiro, contra 15,40 mil milhões de Janeiro (-0,72 por cento), equivalente a um grau de cobertura de importações de bens e serviços de 12,29 meses.

Já as Reservas Internacionais Líquidas fixaram-se em 8,68 mil milhões de dólares, o que representou uma diminuição de 1,32 por cento face ao mês de Janeiro (8,80 mil milhões).
Contudo, José de Lima Massano disse acreditar que os reflexos da subida, dos últimos meses, vai se reflectir também nos próximos resultados, uma vez haver indicadores de maior estabilidade nas operações em curso.

O governador do banco central voltou a lembrar ser, ainda assim, o mais importante a existência de mínimos acima do recomendado pelas organizações internacionais bem como pelos acordos regionais, o que se vê pelos meses de importação cobertos pelos actuais níveis de reservas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia